Facebook cresce quase quatro vezes, mas está longe do Orkut

Ausência de aplicativos e jogos em português breca popularização do site

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de ter apenas um terço dos usuários do Orkut, o Facebook vem crescendo em um ritmo constante e conquistando o mundo da publicidade

Apesar de contar com menos usuários do que o Orkut no Brasil, país em que 38 milhões de pessoas acessam a web de casa ou do trabalho por mês, o Facebook vem crescendo devagar, mas sem parar.

Dados da empresa Ibope Nielsen Online indicam que, de maio de 2009 a abril deste ano, o percentual de usuários brasileiros do Facebook cresceu quase quatro vezes, de 7,9% para 26%. Nesse período, o Orkut se manteve estável, em torno dos 70% de usuários.

Enquanto isso, lá fora o Facebook está no em primeiro lugar na lista dos mil sites mais acessados no mundo, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Google.

A rede social teve 540 mil visitas únicas, o que representa um alcance global de 35,2%, e 570 bilhões de acessos em abril. José Calazans, analista do Ibope Nielsen Online, aponta diferenças entre os hábitos dos brasileiros e dos outros internautas.

- No Brasil, o Facebook tem apresentado um crescimento diferente da Europa e dos Estados Unidos, onde é a rede social mais acessada. Mas tem mantido um crescimento mensal constante entre 10% e 15%.

Especialistas consultados pelo R7 citaram diversas razões para o Facebook ainda não ter explodido no país. Segundo Edney Souza, diretor de operações da Pólvora, agência digital focada em estratégias em mídias sociais, além da barreira da língua, no começo o Facebook só atraiu usuários que tinham amigos no exterior, eram fãs de tecnologia (como gente de tecnologia da informação e comunicação) ou queriam participar de jogos sociais, como o Mafia Wars.

- Um dos motivos que fez muita gente preferir o Orkut foi que a Mentez, criadora do Colheita Feliz, lançou o jogo na rede social do Google, e hoje já tem mais de 21 milhões de usuários. Se a empresa tivesse lançado o jogo em português hoje o Facebook teria muito mais do que seus 3,6 milhões de usuários.

Orkut é líder, mas não para sempre

Para Jairson Vitorino, diretor de tecnologia da E.life, que monitora redes sociais para empresas, apesar de o Facebook ser uma plataforma superior ao Orkut, tomar a liderança no país em redes sociais é uma tarefa difícil, mas não impossível. Vitorino cita como exemplos o Gmail, que está cada vez mais perto do Hotmail, e o próprio Google, que ultrapassou buscadores que já foram líderes, como o Altavista e o Yahoo!.

- Acredito que nos próximos 12 meses o Facebook deverá se aproximar do Orkut. Há um ano, eu recebia um convite por mês para participar da rede. Hoje, quase todo dia recebo um.

A E.life usa aplicativos na área de atendimento ao consumidor tanto para o Orkut quanto para o Facebook. Mas, enquanto a plataforma criada por Mark Zuckerberg atrai cada vez mais desenvolvedores e ganha valor, a do Google não pegou. Vitorino explica que, se o Google continuar empurrando o Orkut com a barriga, ?não conseguirá manter a liderança?.

- Se o iPhone não evoluir, a Nokia volta. Por isso, o Orkut precisa correr para manter seu lugar.

Para a analista de mídias sociais da agência de marketing e publicidade online Media Contacts, Kelli Lima, o Facebook oferece mais possibilidades de interação do que o Orkut.

Kelli conta que o usuário do Facebook é mais participativo do que o da rede social do Google, que é mais observador.

Ela explica que, além de permitir mais recursos interativos para o usuário - como, por exemplo, os botões de "curti" e não curti, as atualizações, e o campo para notas - o Facebook é uma plataforma mais madura, que oferece mais informações sobre a audiência de uma campanha online.

- Em relação às métricas, ele é muito melhor: informa quantos cliques, quantas pessoas visualizaram. Com o Orkut não tem como.

Kelli diz que as redes sociais ?não são uma moda" e "vieram para ficar?. Ela explica que esses sites mudaram a forma de fazer publicidade, permitindo às pessoas dizerem se gostaram desse ou daquele produto. O que tornou o relacionamento entre as empresas e seus consumidores cada vez mais próximo.

Para o especialista da E.life, embora redes como o Foursquare, que une jogos com a geolocalização estejam fazendo sucesso em países como Espanha e Portugal, ele diz que como ?o brasileiro é paranoico por causa da extrema violência? talvez essa febre não pegue por aqui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES