Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Facebook quer criar computador ecológico feito de papelão; saiba

Rede social quer diminuir geração de resíduos com a troca de servidores por máquinas mais novas

Compartilhe

O Facebook lançou um concurso para que jovens pesquisadores criem servidores ecológicos feitos de materiais biodegradáveis. O desafio Open Computer, parte da iniciativa de criação de hardware livre de mesmo nome, tem como primeira tarefa o desenvolvimento de chassis de servidores que possam ser jogados no lixo comum e se decomponham - como uma casca de banana, por exemplo.


Facebook quer criar computador ecológico feito de papelão

Segundo o jornal britânico, a ideia do Facebook é que esses servidores tenham uma estrutura feita de papelão. O site americano, por sua vez, afirma que a rede social teria uma preferência particular por eletrônicos que possam ser dissolvidos.

O concurso, uma parceria com a Purdue University, nos Estados Unidos, desafia os alunos a pensarem não em reciclagem, mas em compostagem. Servidores, trocados em média de quatro em quatro anos para manter alta velocidade e confiabilidade, têm estrutura em aço, material reciclável. "Mas mesmo a reciclagem gera resíduos. O que aconteceria se esses chassis pudessem ser apenas jogados na lixeira?", explica o site da competição.

O lixo eletrônico, composto por placas de circuitos, cabos e carcaças, por exemplo, contém materiais tóxicos, que podem contaminar o solo e a água. O descarte desses equipamentos é diferente do normal, mas pouco acessível, o que faz com que celulares, notebooks e computadores, entre tantos outros gadgets, acabem nas lixeiras comuns, trazendo prejuízos à saúde e ao meio ambiente.

O projeto Open Compute, que assina o concurso, é uma iniciativa do Facebook que busca construir equipamentos mais sustentáveis - tanto em termos de produção quanto de atuação - e ao mesmo tempo mais baratos. O grupo compartilha os desenvolvimentos das empreitadas no modelo de hardware livre, ou seja, de tecnologia sem direitos autorais.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar