Fim do Orkut sinaliza que redes sociais podem ter prazo de validade

Em seis anos, o site passou para quinto lugar entre as redes do gênero mais usadas no Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Google anunciou que vai desativar o Orkut a partir do dia 30 de setembro. O caso da rede social é um ótimo exemplo de como os produtos de internet surgem e desaparecem.

No fim do ano passado, eram somente 6 milhões de brasileiros que usavam o Orkut. De líder de audiência, em seis anos, o site passou a quinto lugar entre as redes sociais no País.

Em 2007, quando a rede social Orkut vivia o auge do sucesso, seu criador, o engenheiro de software Orkut Buyukkokten, visitou o Brasil. A popularidade do serviço era tanta que o gerente de produtos do Google chegava a ser reconhecido na rua.

? Às vezes as pessoas ficam olhando. No geral, são bastante gentis e educadas, disse Buyukkokten, numa época em que havia 43 milhões de brasileiros usavam o Orkut, o que equivalia a 56% do total de usuários no mundo.

Além do Brasil, o Orkut só fez sucesso na Índia, onde, hoje, também já foi substituído pelo Facebook.

História da rede

O Orkut foi criado por Orkut Buyukkokten (que homenageou a si próprio ao batizar o serviço) num programa do Google que permitia aos desenvolvedores dedicar 20% do tempo a projetos pessoais, que não fossem relacionados às suas atividades do dia a dia.

Quando visitou o Brasil, o engenheiro de origem turca viveu dias de astro pop. Mas o cenário lá fora já era outro. Os Estados Unidos, onde o Orkut nunca fez sucesso, viviam a decadência do MySpace e a ascensão do Facebook.

A rede social criada por Mark Zuckerberg é hoje dominante na maioria dos países, incluindo o Brasil. Há poucas exceções, como China e Rússia, com redes sociais locais maiores que o Facebook.

O que fazem os sobreviventes do Orkut?

Quando esteve aqui, Buyukkokten disse que a pergunta que mais faziam para ele era sobre os motivos do sucesso do Orkut no Brasil. Na verdade, ninguém tinha uma explicação satisfatória para isso.

No começo, era preciso conseguir o convite de um amigo para participar da rede. Todo mundo queria participar. No final, todo mundo estava no Orkut, até que as pessoas enjoaram e partiram para o Facebook.

Prazo de validade

Até agora, a história tem mostrado que rede social tem prazo de validade. Esse é o grande desafio do Facebook.

Quando abriu o capital, há dois anos, muitos questionaram a capacidade de a rede social de Zuckerberg conseguir fazer a transição para o mundo dos celulares inteligentes.

O Facebook teve sucesso, pelo menos até agora. A empresa conseguiu avançar no faturamento com publicidade móvel e fez aquisições importantes, como o Instagram e o WhatsApp.

As pessoas enjoaram do Orkut, entre outras coisas, quando os pais começaram a usar o serviço, e passaram a ver o que os filhos faziam, e quando a rede social passou a ser mais inclusiva.

Foi criado até um termo preconceituoso, "orkutização", aplicado a serviços que se tornam populares. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES