Golpe do falso pagamento lidera fraudes no e-commerce em 2021

A prática responde por 42% dos casos de crimes no comércio eletrônico

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O golpe conhecido como “falso pagamento” liderou as fraudes aplicadas no e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2021. A prática, que tem funcionamento semelhante ao antigo golpe do envelope vazio, responde por 42% dos casos de crimes no comércio eletrônico no período e já causou prejuízo de R$ 6 milhões, número divulgado pela OLX e pela AllowMe, plataforma de proteção de identidades digitais desenvolvida pela Tempest.

O estudo analisou dados do mercado eletrônico brasileiro que incluíram sites, aplicativos e contas digitais, em comparação ao primeiro semestre de 2020. As informações foram apuradas em uma base de aproximadamente 20 milhões de contas abertas em plataformas online.

Golpes fazem vítimas no e-comerce (Foto:Diogo Sallaberry / Agencia RBS) 

No ranking, também é possível encontrar o golpe da “Falsa Venda” e o roubo de dados, que representam respectivamente 25% e 23% dos crimes no comércio eletrônico no mesmo período.

No golpe do falso pagamento, o fraudador cria um comprovante falso com os dados do depósito e envia por e-mail ou aplicativos de mensagens ao vendedor, fazendo a pessoa acreditar que o valor foi depositado. 

A vítima, então, realiza a entrega do produto. Quando percebe que foi enganada, já é tarde: o fraudador já está com a mercadoria e não responde mais as mensagens.

Segundo o relatório da OLX e AllowMe, a maioria dos golpes de falsos pagamentos envolvem o comércio de eletrônicos, produtos que representam 78% dos casos da fraude. Os itens mais comercializados são celulares (47%), videogames (19%) e computadores (13%).

De acordo com os pesquisadores, esses itens são mais visados por conta do valor, da facilidade no transporte e na revenda. Os criminosos, por sua vez, agem de forma organizada. 

Eles se articulam em rede, criando diversas contas falsas, e-mails temporários e atraindo as vítimas por meio de anúncios ou abordagens em aplicativos de compra e venda. O estudo revela que 75% das atividades criminosas ocorrem entre meio-dia e meia-noite.

Como se proteger

A principal orientação para não cair nesse golpe é só entregar o item após a confirmação do depósito na conta bancária. Espere o valor ser acusado no extrato do aplicativo do banco ou da carteira digital e não confie somente na apresentação do comprovante.

Além disso, é recomendado manter as conversas nos chats das plataformas comerciais e evitar passar contatos pessoais, como telefone, WhatsApp ou e-mail, meios que podem tornar o rastreamento dos criminosos mais difícil.

"Os fraudadores atuam principalmente na falta de conhecimento dos usuários sobre os processos de compra e venda eletrônica para aplicar a engenharia social e enganá-los. 

Por isso, a educação digital é fundamental para que as pessoas possam identificar comportamentos suspeitos e se protejam das investidas dos golpistas", explica Beatriz Soares, diretora de Produto e Operações da OLX.

É preciso ficar atento a compradores apressados, que insistem na entrega rápida do produto antes mesmo da confirmação do pagamento. Desconfie também de e-mails que apresentam domínios não-oficiais, endereços que não exibem nome da marca ou usuários que utilizam contas do WhatsApp não-verificadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES