Golpistas clonam perfis no Instagram para roubar dinheiro de contatos

Criminosos se passam pelo perfil clonado e alegam ter perdido o acesso ao aplicativo do banco

Instagram | Caroline Doms-TechTudo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo golpe no Instagram está clonando perfis para pedir dinheiro aos amigos e familiares das vítimas. A denúncia foi feita por Jake Moore, especialista em segurança digital, e compartilhada no site WeLiveSecurity, ligado à empresa de tecnologia da informação Eset. A notícia está no site Olhar Digital.

A tática utilizada pelos criminosos surpreende pela simplicidade:

  1. Eles escolhem um perfil na rede social e fazem capturas de tela das fotos postadas;
  2. Se passando pela vítima, criam uma conta com nome de usuário parecido e dizem ter sofrido um "ataque hacker" no perfil original;
  3. Postam as capturas de tela como se fossem as fotos reais das vítimas;
  4. Seguem os amigos e familiares do perfil clonado (e quaisquer outras pessoas que engajem na conta original); 
  5. Por meio de mensagens diretas, alegam ter perdido o acesso às contas em redes sociais e ao aplicativo do banco; 
  6. Aproveitando-se da boa vontade dos amigos dos usuários, pedem que sejam feitos depósitos a uma conta do PayPal.

Após identificar o golpe, Moore tentou reproduzi-lo entre seus amigos para verificar quem cairia na história dos criminosos. Espantosamente, muitos deles teriam sido vítimas do golpe, já que se ofereceram para ajudar sem ao menos questionar o ocorrido. 

Como se proteger?

De acordo o especialista, isso revela como as pessoas ainda precisam ser reeducadas para o ambiente virtual. Seguindo alguns passos simples, as potenciais vítimas poderiam evitar a efetivação de um golpe tão esdrúxulo como esse. 

Em primeiro lugar, é importante desconfiar de mensagens diretas, especialmente se elas vierem de "novas contas" criadas de uma hora para a outra. Depois, é prudente tentar contato com o amigo em questão por outros meios e/ou aplicativos, de modo a confirmar o ocorrido. 

No caso do print publicado pela WeLiveSecurity, a vítima estava prestes a enviar dinheiro ao golpista sem ter ao menos tentado checar a veracidade da história por outros meios. 

Moore destaca também que a aplicação do golpe é inviável para perfis fechados. Se a vítima tivesse uma conta privada, os criminosos não teriam como fazer capturas de tela das fotos publicadas, em primeiro lugar. 

E, por último, é sempre bom usar o bom senso - em qualquer ocasião. Mesmo em caso de perfis abertos, a Eset recomenda que os usuários sejam cautelosos com o que postam, tentando limitar a quantidade de informações pessoais compartilhadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES