Google é condenado por abuso de posição dominante na França

Empresa que moveu ação alega que Google Maps distorceu a concorrência

Tribunal de Paris disse que Google praticou preços abusivamente baixos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tribunal de comércio de Paris condenou o Google e sua filial francesa por abuso de posição dominante em um processo movido pela empresa Bottin Cartographes. A companhia alega que o Google Maps distorceu a concorrência com os seus serviços gratuitos para as empresas.

Em seu veredicto, pronunciado na terça-feira e obtido pela AFP nesta quarta-feira (1), o tribunal condenou o gigante americano a pagar 500 mil euros por danos à empresa francesa e 15 mil euros de multa. Os serviços do Google Maps em questão são os desenvolvidos para as empresas, que permitem a integração de mapas em seus sites, e destes últimos ao público.

"Recorreremos da decisão. Estamos convencidos de que uma ferramenta de mapeamento gratuita e de alta qualidade beneficia tanto aos internautas quanto aos proprietários de sites. A concorrência neste setor é real para nós, tanto na França como em nível internacional", segundo uma declaração de um porta-voz do Google transmitida à AFP.

Em sua decisão, o tribunal do comércio estimou que "além de sua posição dominante, as empresas Google Inc. e Google France praticaram preços abusivamente baixos, explorando abusivamente de sua posição, e que só puderam fazer isso porque estavam em posição dominante".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES