Google Play remove 24 aplicativos sob suspeita

Alguns desses aplicativos solicitaram mais permissões do que o necessário para funcionar

Aplicativos | iStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo a uma publicação do site VPN Pro, uma empresa chinesa, chamada Shenzhen Hawk, lançou 24 aplicativos diferentes da Google Play Store que, juntos, acumulam mais de 382 milhões de downloads. O problema é que alguns desses aplicativos solicitaram mais permissões do que o necessário para funcionar. A notícia está no site Olhar Digital.

Por exemplo, um deles, que analisava o aparelho em busca de vírus solicitou acesso à câmera do dispositivo, algo que não é necessário. Além disso, para não ser pega, a empresa usou vários nomes de desenvolvedores diferentes de aplicativos para ocultar suas intenções.

Dos 24 aplicativos listados na postagem, seis deles solicitam acesso à câmera dos usuários e dois ao próprio telefone, o que significa que eles podem realizar chamadas. Do total, 15 dos apps podem acessar a localização GPS do dispositivo e ler dados de armazenamento externo, enquanto 14 são responsáveis por coletar e enviar dados do telefone e da rede do usuário. Por fim, um dos softwares pode gravar áudio e acessar os contatos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES