Governo vai levar internet banda larga para comunidades do interior

Programa oferece gratuitamente conexão à internet.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias assinou na tarde dessa quarta-feira, 6, um acordo de cooperação com o Ministério das Comunicações (MC), para desenvolver ações conjuntas em programas e projetos de inclusão digital, voltados prioritariamente para grupos em situação de vulnerabilidade social e à margem do direito a comunicação.

A primeira ação decorrente do acordo é a inauguração do GESAC (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão) no Piauí. O programa, coordenado pelo Ministério das Comunicações, oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga - por via terrestre e satélite - a telecentros, escolas, unidades de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos.

O primeiro GESAC no Piauí ficará em São José do Divino, município situado a 234 km ao norte de Teresina. A inauguração será na próxima sexta-feira, 8, em solenidade que contará com as presenças do governador Wellington Dias  e do Ministro das Comunicações, André Peixoto Figueiredo Lima, na cidade de Pedro II.

Na oportunidade serão lançados investimentos de R$ 1,1 milhão em internet para a cidade e R$ 10 milhões em todo o estado. Ainda no evento deve ser assinado um termo para implementação do cinturão de fibra ótica e banda larga no Piauí.

Em Brasília, nessa quarta-feira,  o ministro André Figueiredo anunciou que o Brasil deve lançar nos próximos meses, um satélite que vai reduzir custos em contratos com estados e municípios.

Segundo o acordo de cooperação técnica, ao ministério caberá como atribuições o compartilhamento de informações sobre os programas e projetos desenvolvidos nessa área; apoiar o governo para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s; fomentar o compartilhamento de infraestruturas e serviços que promovam melhoria de acesso a internet e banda larga.

O governo do Estado se encarregará de convidar os municípios para adesão aos programas, projetos e ações disponíveis e definição de servidores para coordenação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES