Hackers brasileiros criam site para fiscalizar gastos públicos

Hackers de todo o país encararam o desafio de criar projetos que contribuam na fiscalização de gastos e atos públicos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Reunidos em Brasília para o IV Consegi (Congresso Internacional Governo Eletrônico e Software Livre), hackers de todo o país encararam o desafio de criar ferramentas que contribuam na fiscalização de gastos e atos públicos.

Um dos primeiros produtos é o projeto ?Otoridades ? você sabe com quem está falando??. Já no ar, o site permite denunciar abusos de autoridade em todas as esferas de governo. Compilados, os dados serão objeto de orientação e discussão pública, com espaço para os denunciados se retratarem. ?Pretendemos criar uma plataforma onde as pessoas possam conhecer os casos de abuso de autoridade e onde eles ocorrem. Com isso, queremos orientar a população sobre esse aspecto problemático de nossa cultura política para que possam saber a que meios legais podem recorrer?, explica Luciano Santa-Brigida, um dos responsáveis pelo projeto, que veio de Belém para o encontro hacker em Brasília.

Segundo Pedro Markun, um dos fundadores do movimento ?Transparência Hacker?, a metodologia do encontro é milimetricamente desorganizada, ?caótica?. Em círculos, os hackers trabalham desenvolvendo aplicativos com dados e informações públicas que possam ajudar o cidadão na hora de se informar, fiscalizar ou participar do processo político. Os grupos dividem-se na produção de diferentes projetos, mas cada programador trabalha do seu jeito e na hora em que deseja.

?Esse pessoal é fantástico, trabalham bastante e tem muita energia e tudo isso para produzir melhorias para sociedade. É muito bom estar aqui?, disse o ciberativista inglês Rufus Pollok, um dos fundadores da Open Knowledge Foundation, que veio para o Consegi 2011.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES