Hackers podem ter roubado chaves que protegem chips usados em celulares de todo o mundo

As informações são do portal investigativo na internet The Intercep, que cita documentos fornecidos pelo ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Espiões da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos invadiram os computadores da maior fabricante de chips SIM do mundo, a Gemalto, tendo acesso a chamadas, mensagens de texto e e-mails de bilhões de usuários de celulares ao redor do mundo, inclusive no Brasil.


As informações são do portal investigativo na internet The Intercep, que cita documentos fornecidos pelo ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden.

A companhia disse na última sexta-feira (20) que estava investigando se a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) e a agência britânica GCHQ haviam invadido seus sistemas para roubar códigos-chave de encriptação que podem destravar as configurações de segurança de bilhões de telefones celulares.

Segundo o site, a invasão foi detalhada em um documento secreto da GCHQ datado de 2010 e permitiu à NSA e à GCHQ monitorar grandes quantidades de comunicações móveis em voz e dados ao redor do mundo sem a permissão dos respectivos governos, companhias telefônicas e usuários.

Nesta segunda-feira (23), a empresa, que produz cerca de 2 bilhões de cartões SIM por ano, disse em comunicado que os resultados iniciais de uma investigação interna "indicam que os produtos SIM são seguros", sem oferecer mais detalhes. A multinacional marcou para a próxima quarta-feira (25) uma conferência global.

A franco-holandesa Gemalto fabrica chips inteligentes para celulares, cartões bancários e passaportes biométricos e tem a Verizon, a AT&T e a Vodafone entre seus 450 clientes provedores de rede sem fio ao redor do mundo. A empresa atua no Brasil desde 1999 e tem escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES