Instagram volta a mostrar número de curtidas

O instagram informou que a medida faz parte de testes

Instagram | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A contagem de likes voltou a aparecer para algumas contas do Instagram. A mudança começou a ser reportada com mais frequência pelos usuários a partir de outubro, no Twitter, mas também há relatos de meses anteriores. Procurado pelo TechTudo, o Instagram disse que o reaparecimento das curtidas faz parte de uma nova fase do teste que ocultou o número de likes do público geral, em julho.

Segundo o Google Trends, ferramenta que monitora pesquisas na Internet, as buscas pelo termo "Instagram voltou a mostrar likes" estão em ascensão desde 24 de novembro. No Twitter, os usuários se queixaram do retorno das curtidas. Houve, inclusive, quem ironizasse a medida, dizendo que a saúde mental de todos os usuários da rede social já havia sido reestabelecida. Isso porque, quando anunciou a remoção das curtidas, o Instagram declarou que a mudança tinha como objetivo tirar a pressão social por popularidade e diminuir o clima de competição na plataforma.

Procurado pelo TechTudo, o Instagram explicou que, na verdade, o retorno dos likes faz parte do mesmo teste que ocultou as curtidas. Em julho, quando deu início ao experimento no Brasil, a rede social já havia adiantado que iria analisar a recepção do teste para descobrir se retirar likes pode, de fato, mudar o comportamento dos usuários. Por enquanto, não há um prazo para o fim dos testes ou retorno das curtidas para todos.

“Ouvimos da nossa comunidade que o número de curtidas pode ser uma boa fonte para identificar tendências e grandes momentos culturais e, por isso, iniciamos uma nova fase do teste para observar outras maneiras de exibir o número de curtidas e entender como isso afeta a experiência da comunidade do Instagram”, declarou a empresa ao TechTudo.

Relembre o caso

O Instagram deixou de exibir a contagem de likes no Brasil desde 17 de julho. Com isso, apenas os próprios autores do conteúdo podem conferir a quantidade de curtidas de seus posts, e os seguidores deixam de ter acesso a esses dados. O teste já vinha sendo aplicado no Canadá desde maio, com resultados positivos. Segundo a empresa, expandir o experimento para outros países, como o Brasil, foi a forma encontrada para avaliar com mais clareza se o novo recurso é realmente válido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES