IP Telecom em parceria com Ellalink oferece acesso ao conteúdo da Europa

Objetivo é aproveitar os hubs de conexão da EllaLink para que a IP Telecom viabilize essa extensão para empresas clientes no Brasil, por meio de um modelo de negócios B2B

site | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A EllaLink, que opera o primeiro cabo submarino de fibra óptica de alta capacidade a conectar diretamente o Brasil à Europa, acaba de fechar uma parceria com a IP Telecom que vai viabilizar conexões de empresas situadas no Brasil ao complexo ecossistema de transporte e trânsito IP na Europa.

Com conectividade às maiores operadoras do País, a IP Telecom está posicionada entre os 32 melhores trânsitos internacionais pelo ranking da Qrator Labs.

“Trata-se de uma parceria em que os dois lados ganham”, afirma Rafael Lozano, gerente de Brasil da EllaLink. “Nosso objetivo é disponibilizar nossa rede de fibra óptica, que suporta a transmissão de grande quantidade de dados com baixa latência, para que a IP Telecom estimule empresas brasileiras a investir em conectividade internacional, trazendo diretamente os conteúdos asiáticos e europeus, que estão alocados na Europa e fornecendo altíssima qualidade e disponibilidade de serviço”, acrescenta Lozano.

Inaugurado em junho, após investimento de 1 bilhão de reais, o cabo EllaLink dispõe de 100 Tbps de capacidade em quatro pares de fibras diretas entre Fortaleza (Ceará) e Sines (Portugal). Antes, a grande maioria das conexões entre os dois continentes era feita via EUA. A nova rota direta, de 6 mil km sob as águas do Atlântico, permite reduzir em 50% a latência -- como é chamado o tempo de resposta na transmissão de dados --, beneficiando a performance de negócios digitais, serviços em nuvem, bancos eletrônicos, mídia de entretenimento e jogos online entre Brasil e Europa.

Esse diferencial chamou a atenção da IP Telecom, que pretende aproveitar os hubs de conexão da EllaLink nos dois lados do Atlântico -- estendendo a transmissão de dados de Sines a Lisboa, Madri e Marselha, do lado europeu; e da capital cearense para São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil – para oferecer essa extensão para empresas clientes no Brasil, por meio de um modelo de negócios B2B.

O objetivo da IP Telecom é abordar as operadoras competitivas -- conhecidas pela sigla ISP (Internet Service Provider) -- que atuam nas das Regiões Norte e Nordeste, interessadas em fazer conexão entre Europa e Fortaleza, local de desembarque do cabo EllaLink.

A IP Telecom pode oferecer a esses clientes dois modelos de serviço. O primeiro deles é o Trânsito IP, pelo qual a IP Telecom fornece acesso diferenciado aos principais servidores de conteúdo espalhados pela Europa. O outro modelo é o de Transporte: o cliente paga pelo uso de parte da capacidade do cabo EllaLink, mas precisa fazer investimento de equipamento no Data Center da Europa para conectar a empresa que tem o conteúdo com a rede da EllaLink para viabilizar o tráfego de dados.

Para a IP Telecom, a parceria vai complementar uma demanda de clientes corporativos, interessados em se conectar com a Europa. “A busca por alta qualidade em conectividade atende à demanda de um público específico", afirma o CEO da IP Telecom, Jefferson Carvalho.

Segundo ele, juntamente com a parceria, a IP Telecom inaugurou dois novos POPs (Pontos de

Presença) -- Fortaleza e Madri. O objetivo é oferecer conectividade à capital espanhola, o maior hub de datacenters e conteúdos do sul da Europa, em rede de multisserviços com latência de 70ms. Essa nova tecnologia auxiliará em diversas aplicações sensíveis a latência, dentre elas: Link Dedicado, Telefonia Voip, SMS Corporativo, Conexão Ponto a Ponto através de Rede Física – Lan to Lan, produtos voltados para Conexão WholeSale (link dedicado para ISPs).

Fundado em 2007, o Grupo IP Telecom iniciou suas atividades nos Estados Unidos e hoje agrega 4 empresas, sendo que o braço brasileiro – que opera a partir de Teresina (PI) -- oferece soluções em tecnologia para os mais diversos segmentos, entre eles o corporativo (principal alvo da parceria com a EllaLink), governo, ISP, residências e condomínios.

SITE DA ELLALINK:

https://ella.link/

SOBRE A ELLALINK:

EllaLink é uma plataforma óptica avançada que oferece conectividade segura de alta capacidade em uma rota transatlântica de baixa latência exclusiva. A rede conecta diretamente os principais hubs do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza) e da Europa (Lisboa, Madri e Marselha). A arquitetura do sistema EllaLink engloba tecnologia de última geração e oferece inicialmente 100 Tbps de capacidade em quatro pares de fibras diretas entre a Europa e o Brasil. Os locais de desembarque da plataforma são Fortaleza (Brasil) e Sines (Portugal). A EllaLink é uma empresa privada e independente, comprometida em fornecer produtos e serviços em uma operadora neutra e de acesso aberto.

SOBRE O GRUPO IP TELECOM:

O Grupo IP Telecom é composto por empresas que buscam excelência em inovações tecnológicas. Fundado em 2007, iniciou suas atividades nos Estados Unidos e hoje agrega 4 empresas: IP Carrier Holding INC., IP Carrier Telecom do Brasil, IP2Tel Serviços de Comunicação Multimídia e SipX Soluções Tecnológicas. Seguimos avançando e hoje oferecemos soluções em tecnologia para os mais diversos segmentos: Grandes Corporações, Governo, ISP, PME, Residências e Condomínios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES