iPhone pode mudar e causar prejuízos à Apple

Uma nova lei na Alemanha está perturbando o sono da empresa

iPhone | Lucas Mendes / Tech Tudo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


Uma nova lei na Alemanha está perturbando o sono da Apple. O parlamento aprovou uma proposta que impacta diretamente o uso do Apple Pay porque a maçã tem acesso exclusivo ao NFC em seus dispositivos. A lei, no entanto, exige que a gigante da tecnologia libere o NFC para suas concorrentes, permitindo que outras empresas ofereçam o recurso através do iPhone e Apple Watch.



A proposta surgiu na forma de emenda a uma lei anti-lavagem de dinheiro que deve vigorar no começo de 2020. Ela não chega a mencionar a Apple especificamente, mas aponta para que empresas relacionados com o chamado dinheiro eletrônico passem a oferecer o serviço também no ambiente da maçã mediante pagamento de uma taxa razoável.




A Apple manifestou-se surpresa ante a medida e alegou as complicações que ela pode acarretar às pessoas que fazem uso do Apple Pay habitualmente. "Estamos surpresos com a repentina apresentação dessa legislação. Tememos que o projeto de lei possa ser prejudicial à facilidade de uso, à proteção de dados e à segurança das informações financeiras", declarou a Apple em nota.



A medida, porém, ainda não está em vigor. Ela precisa ser votada na câmara alta para ser aprovada, mas a previsão é que ela seja sancionada em 2020. Ao que parece, a Alemanha está tentando diminuir o controle de empresas americanas sobre produtos e serviços de tecnologia alemã.



Uma informação preliminar dava conta de que a chanceler Angela Merkel estava pressionando a comissão a retirar a emenda, mas esta alegação foi refutada por um alto funcionário que garantiu a unanimidade dentro do governo a respeito desta mudança.

Caso seja aprovada, a lei pode prejudicar a receita da Apple, pois ela não poderia mais cobrar a taxa de 0,15% sobre cada transação realizada através do Apple Pay, se assemelhando ao Samsung Pay e Google Pay, que não cobram taxas. Mesmo que a medida preveja um valor para as empresas rivais acessarem o NFC da Apple, isso não supriria sua arrecadação.

Outro fator em risco é a disseminação do Apple Pay.

Apesar de não terem acesso ao NFC, as outras empresas oferecem alternativas aos usuários através de QR Code e outros métodos de pagamentos, mas devido à conveniência, os usuários acabam optando pelo Apple Pay. Com o NFC liberado, a exclusividade da Apple acabaria.

Por enquanto a lei está sendo proposta apenas na Alemanha e ela ainda não representa um impacto expressivo na receita da Apple. Entretanto, sua aprovação pode incitar outros países a legislar sobre o assunto e se isso acontecer, a Apple pode perder a preferência dos usuários.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES