Itália dá prazo a Google para mudar práticas de uso de dados

A empresa combinou dados coletados de usuários individuais de seus serviços, incluindo YouTube, Gmail e a rede social Google+.

O prazo é de 18 meses | Eduardo Munoz / Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O órgão regulador de proteção de dados da Itália deu ao Google 18 meses para mudar a forma como trata e armazena dados de usuários, pondo fim a uma investigação que é parte de um movimento europeu para reformar as práticas de privacidade da gigante da internet.

Reguladores em diversos países europeus, incluindo a Itália, deram início a uma investigação conjunta no ano passado, após o Google consolidar suas 60 práticas de privacidade em apenas uma. A empresa combinou dados coletados de usuários individuais de seus serviços, incluindo YouTube, Gmail e a rede social Google+. O Google não deu aos usuários uma forma de optar pela não consolidação.

Em comunicado nesta segunda-feira, o órgão regulador italiano disse que a maneira como o Google informa aos usuários como seus dados estão sendo tratados permanece inadequada, apesar de a companhia ter tomado medidas para se adequar a leis locais. A autoridade deu 18 meses à empresa para obedecer totalmente às regras.

O regulador, baseado em Roma, disse que o Google não terá a permissão de usar dados para criar perfis dos usuários sem seu consentimento anterior e precisará dizer a eles explicitamente que os perfis são feitos para propósitos comerciais.

Um porta-voz do Google disse que a empresa sempre cooperou com o regulador e vai continuar a fazê-lo, acrescentando que analisará cuidadosamente a decisão antes de tomar novas medidas.

O Google já foi multado por reguladores de França e Espanha por quebrar leis locais sobre proteção a dados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES