Japonês processa Google por causa de recurso autocompletar

Recurso autocompletar do Google motivou japonês a entrar com processo contra a empresa.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O recurso autocompletar do Google pode criar sugestões divertidas na hora em que as buscas são feitas (o que é possível ver no álbum que está ao fim desta página), mas também pode ocasionar resultados desastrosos. É o que aconteceu com um homem no Japão. Ele entrou com um processo contra a empresa por causa das palavras que aparecem quando o seu nome é pesquisado.

Segundo o jornal The Japan Times, o homem (que mora em Tóquio e não teve a identidade revelada) tem o seu nome diretamente ligado a alguns atos criminosos. De acordo com o jornal, os primeiros links que aparecem no Google quando o nome dessa pessoa é buscado são de artigos difamatórios.

De acordo com a acusação, o homem perdeu o emprego dos resultados do Google e começou a ter dificuldades de encontrar um novo trabalho. Ele já havia entrado na justiça para pedir a remoção dos links em outubro do ano passado. A justiça japonesa já havia aprovado a petição no mês de março deste ano. Apesar da vitória, o homem alega que ninguém do Google entrou em contato com ele. E isso motivou o pedido de indenização.

Não é primeira vez que o Google passa por problemas por causa do recurso autocompletar da ferramenta. No Brasil, a atriz Preta Gil chegou a fazer ameaças de que ia entrar na justiça contra a empresa por causa da associação de seu nome com o termo ?atriz gorda? em 2008. Na ocasião, o Google retirou os termos e houve um acordo entre as partes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES