Mais rápido? Mais leve? Veja os primeiros testes do iPhone 5

Mais fino, mais leve e com tela maior, o design do novo iPhone chamou a atenção dos especialistas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Apple lançou há menos de duas semanas a nova geração do iPhone. Com filas imensas pelo mundo e recorde de encomendas nas primeiras 24 horas de pré-venda, o iPhone 5 se mostrou um sucesso entre os fãs da marca. Mas como os especialistas que já testaram o smartphone receberam o aparelho, que ainda não tem data para chegar ao Brasil?

Das mudanças no design, passando pelas melhorias na câmera e chegando às críticas ao novo sistema operacional, reunimos as opiniões de sites internacionais especializados em tecnologia que já analisaram as especificações e funções do iPhone 5.

Design

Mais fino, mais leve e com tela maior, o design do novo iPhone chamou a atenção dos especialistas que já colocaram as mãos nele. Apesar disso, as alterações não foram consideradas um grande "estrondo": apesar da tão desejada tela maior, com 4 polegadas, o aparelho é considerado apenas uma evolução do design industrial introduzido com o iPhone 4 há dois anos, de acordo com o Engadget.

Apesar da fácil identificação da perda de peso do aparelho, o site considera as alterações nas dimensões bastante difíceis de detectar, principalmente pelo fato de ter aumentado somente na altura, e nada na largura. O que não é de todo ruim. Segundo o Engadget, essa mudança no tamanho deixou finalmente o iPhone com tela no formato 16:9, adicionando uma nova funcionalidade ao aparelho mas mantendo o peso dele no centro da mão, o que o torna fácil de usar: cada canto do aparelho pode ser alcançado com o polegar.

Para o britânico Metro, a dúvida principal é por que os modelos anteriores não tinham esse tamanho de tela. O site também considera ter sido uma boa tática a de ter aumentado o display somente em uma das dimensões, permitindo que as pessoas continuem usando o iPhone com somente uma mão.

Novo conector

Com o iPhone 5, a Apple abandonou seu conector de 30 pinos e adotou um novo padrão: o Lightening. Apesar de deixar usuários de modelos anteriores do iPhone e do iPod dependentes de um adaptador de US$ 30 para usar cabos antigos no novo aparelho, o Ligthening tem uma vantagem: é reversível, e pode ser plugado muito mais facilmente, dos dois lados.

Mas o novo conector tem uma desvantagem: ele não é compatível com a tecnologia Thunderbolt, que permite a tranferência de dados em alta velocidade. Ou seja: mesmo que você tenha um Mac com porta Thunderbolt, a velocidade de transferência de dados pela porta do Lightening será compatível com a da tecnologia USB 2.0 apenas.

Hardware, performance e bateria

O iPhone 5 é equipado com o processador A6, que segundo a companhia deixa o aparelho e os gráficos duas vezes mais rápidos, o que foi confirmado pelo Engadget. Além disso, o smartphone da Apple finalmente ganhou conectividade 4G LTE, que permite uma navegação mais rápida na rede do celular.

Mas e como fica a bateria com isso tudo? Segundo o site da revista Time, a adoção tardia do 4G pela Apple foi motivada exatamente por isso: a maior velocidade de conexão não poderia matar a vida útil da bateria.

Nos testes feitos pelo Engadget, os especialistas afirmam que o iPhone 5 entrega essas promessas: mais velocidade sem comprometer a bateria. Em um dia de uso intenso com LTE, GPS e Wi-Fi habilitados durante todo o tempo, o aparelho resistiu durante 14 horas e 18 minutos. Segundo o site, a conexão LTE mostrou velocidades de download semelhantes a dos concorrentes Android, entre 10 Mbps e 20 Mbps.

As câmeras

Apesar de ganhar novos recursos, a câmera do iPhone 5 mudou pouco da versão anterior: os mesmos 8 megapixels, mas com alguns recursos extras. A Apple finalmente adotou o modo de fotos panorâmicas, cada vez mais comuns nos concorrentes Android. Segundo o Engadget, na maioria das vezes o resultado é livre de imperfeições na junção das imagens.

O site considera a câmera do iPhone a de melhor qualidade de imagem entre os celulares, mas afirma que não melhorou o bastante. O destaque fica por conta da velocidade de captura. Para a Time, a câmera do iPhone tem menos recursos que as câmeras dos seus concorrentes Android. Porém, o que a câmera do iPhone faz, faz melhor que os outros, de acordo coma revista.

Se o salto na câmera traseira não foi tão significativo, o mesmo não pode se dizer da câmera frontal do iPhone 5. Enquanto a câmera do iPhone 4S era VGA, a nova tem resolução de 1,2 megapixels e é capaz de fazer vídeos - incluindo chamadas de vídeo no Facetime - em HD (720 p).

O software e o problema nos mapas

Enquanto alguns dos 200 novos recursos do iOS 6 empolgaram, como o recurso Passbook, que reúne no smartphone digitalmente informações que o usuário levaria na carteira, como cartçoes de embarque, cartões de fidelidade e ingressos para o cinema, outros se mostraram um fracasso quase completo, como os novos mapas. A Apple decidiu abandonar a solução de mapas do Google em prol de um sistema próprio, que vem desagradando usuários e especialistas.

Para a revista Time, o maior problema é que o novo serviço não tem dois importantes recursos presentes no serviço do Google: o Street View e as informações sobre transporte público.

Os especialistas do Engadget avaliam que a experiência geral do iOS 6 ganhou um "polimento", com uma melhor integração com o iCloud e o Safari melhorado. Porém, o site avalia que a nova versão do sistema operacional móvel da Apple não representou um passo a frente significativo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES