Metaverso expande cenários da medicina e novas possibilidades aos pacientes

O auxílio da tecnologia trás novas implementações para a área da medicina, garantindo também, avanços nos processos multidisciplinares do segmento.

Metaverso cria possibilidades de expansão tecnológica para a medicina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 impôs um estilo de vida diferente do ‘normal’, paralisando áreas e tarefas, antes feitas de forma presencial. Adaptando-se à esse novo cotidiano, as pessoas sentiram dificuldades nas consultas médicas, porém, as inovações tecnológicas possibilitaram o avanço da Telemedicina.

Passando a utilizar a tecnologia com mais frequência, sua evolução se tornou mais rápida. Tendo em vista o progresso, a criação do Metaverso abriu grandes portas para o futuro da medicina. Atendimentos aos pacientes começam a se tornar diversificados, com ambientes de conexão virtual e de realidade aumentada.

Metaverso cria possibilidades de expansão tecnológica para a medicina (Foto: Divulgação)Com a nova tecnologia do Metaverso, as consultas online de duas dimensões dão espaço para os mais modernos e completos métodos de atendimento. Esse avanço cria projeções, como um avatar, baseado em dados do paciente, adquiridos em tempo real, criando uma multiplicidade de estímulos sensoriais.

Metaverso como futuro da medicina

Segundo a presidente do Conselho Nacional das Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conessp), Dra. Daniele Aita, o implemento do Metaverso na saúde não somente auxiliará a medicina, como também os processos multidisciplinares. Sua ajuda perpassa a dinâmica das consultas, ampliação do conhecimento, discussão de casos clínicos e cirúrgicos e o compartilhamento de melhores práticas.

Dra. Daniele Aita confirma o auxílio do Metaverso para o futuro da medicina (Foto: Divulgação)“Desta forma, permitirá entregas de maior valor e mais econômicas para a gestão e sustentabilidade do Sistema. Com a experiência do Metaverso, treinamentos práticos e simulações também poderão ser realizadas à distância, facilitando o ensino na Saúde. Podemos ainda mencionar avanços na humanização da Saúde, com melhor assistência dos pacientes que, no momento de seus tratamentos, poderão entrar em um cenário mais acolhedor”, complementou a presidente.

Para o cineasta e digital manager em Metaverso Dalson Carvalho, essa tecnologia oferece novas camadas de interação entre médico e paciente, ampliando, por exemplo, diagnósticos à distância. “Através do Metaverso, nos aproximaremos muito da experiência do mundo real, mas com o benefício de estar em casa, sem se expor aos contratempos do mundo externo. O Metaverso possibilitaria, então, um avanço incrível da internet e Telemedicina, com este atendimento virtual remoto, com paciente e médico 100% imersos nesse ambiente virtual e com a possibilidade de uma avaliação clínica a partir da digitalização do paciente”, explicou Dalson.

Dalson Carvalho expõe a capacidade de operação a distância por médicos devido o Metaverso (Foto: Divulgação)Dalson Carvalho explicou, ainda, que com tecnologias como a Realidade Aumentada e o 5G, o médico poderá operar à distância com níveis de precisão muito acima do convencional e que isso é só um vislumbre, já que o potencial do Metaverso e seu uso ainda estão sendo discutidos e desenvolvidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES