Microsoft apresenta Windows Phone 8 com novo design

Segundo o gerente de marketing da Microsoft “a natureza do investimento é principalmente em áreas que não são explorados no hardware existente”

Windows Phone 8 equipará apenas aparelhos ainda não lançados | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois dias depois de revelar seu próprio tablet com Windows 8, a Microsoft apresentou o novo Windows Phone 8 em um evento para jornalistas em São Francisco (EUA). Sua nova plataforma para smartphones deve chegar ao mercado até dezembro, e não equipará nenhum dos telefones vendidos hoje com o Windows Phone 7.

Segundo o gerente de marketing da Microsoft, Greg Sullivan, "a natureza do investimento (no Windows Phone 8) é principalmente em áreas que não são explorados no hardware existente". Por este motivo, o Windows Phone 8 será restrito apenas aos novos aparelhos que chegarem ao mercado.

Aparelhos vendidos no mercado brasileiro, como o Nokia Lumia 800, 710 e o HTC Ultimate, devem receber apenas uma atualização para a nova versão 7.8 (a atual versão é a 7.5). Por enquanto, a empresa apenas falou que implementaria a nova tela inicial.

Microsoft implementa poucas, mas boas mudancas no design do Windows Phone 8

Além disso a empresa implementou boas mudaças na usabilidade de seus telefones, sem, no entanto, promover grandes diferenças no design. Segundo a Microsoft, muitos usuários reclamavam que não conseguiam personalizar completamente os seus telefones.

A grande diferença visual entre os dois sistemas é a nova tela principal. Agora, ela é toda preenchida pelas Live Tiles, e suas funcionalidades estão bem parecidas com o que a Microsoft já havia apresentado para o Windows 8. Assim, além de mais flexíveis na organização, as Tiles também ficaram menores e ganharam mais cores para personalização.

Windows Phone 8 será muito mais potente e flexível

A grande novidade do Windows Phone 8 é o "Core compartilhado", uma ideia desenvolvida pela Microsoft que coloca todo o mecanismo de funcionamento interno presente no Windows para desktops dentro dos smartphones. Na prática, drivers e quaisquer outras necessidades desenvolvidas para o Windows 8 serão também compartilhadas aos telefones.

Como esperado, a Microsoft anunciou também o novo suporte a processadores com mais de um Core, uma limitação presente no atual Windows Phone 7.5 em aparelhos como o Nokia Lumia e o HTC Ultimate. Segundo o anúncio feito pelo gerente do programa Windows Phone, Joe Belfiore, o sistema suportará processadores de 64 bits com mais de dois Cores, sem indicar, no entanto, a limitação máxima.

Ainda relacionado ao hardware, a Microsoft falou que os novos aparelhos terão suporte a cartões microSD, e que será possível guardar vídeos, fotos e instalar aplicativos; assim como o Android já tem feito.

Outra novidade é que o sistema já está preparado para suportar telas de alta resolução. Para isso, o sistema suportará três resoluções: 800 x 480 em 15:9, 1280 x 768 em 15:9, e 1280 x 720 em 16:9 (este último, em outras palavras, é o suporte a telas "HD widescreen").

Microsoft abandona Bing Mapas e aposta em facilidades dentro do próprio sistema

Belfiore anunciou que todos os aplicativos do Windows Phone 7 funcionarão no Windows Phone 8, e que o navegador do sistema será o novo Internet Explorer 10, com o mesmo desempenho da versão para computadores. Nos jogos, a plataforma gráfica será o já conhecido DirectX, e títulos como Halo, Skyrim e Assassin"s Creed chegarão em breve a plataforma.

Além disso, todos os novos telefones poderão contar com a tecnologia de comunicação sem fio NFC, usado atualmente principalmente para pagamentos. Durante a apresentação, Belfiore mostrou diversas outras aplicações do qual o Windows Phone era capaz de reconhecer automaticamente, como a agenda, que reconhece um cartão de visitas com uma tag NFC.

Confirmando os rumores ditos nas últimas semanas, também, a Microsoft abandonou o Bing Mapas e o substituiu pelo Nokia Mapas. Para eles, a plataforma de mapas da fabricante finlandesa é uma das melhores do mundo, e todos os aparelhos com Windows Phone 8 aproveitarão os recursos de navegação offline, navegação ponto-a-ponto e o rico banco de dados da empresa.

Novos aparelhos receberão update over the air

Os futuros aparelhos com Windows Phone 8 serão fabricados pela Nokia, Huawei, Samsung e HTC, todos usando hardware da Qualcomm. A empresa também garante que trará updates para todos os aparelhos por, pelo menos, 18 meses. Os softwares será atualizado via "over the air", sem conexões com PCs.

O sistema é um dos preferidos pelos consumidores, de acordo com uma pesquisa de satisfação de consumidores feita pela Amazon. Nas estatísticas, o Windows Phone equipa sete dos nove telefones mais bem avaliados por seus clientes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES