Microsoft lança tablet Surface com Windows 8 para bater o iPad

O aparelho foi apresentado em um “misterioso” evento da companhia, sobre o qual os jornalistas nem chegaram a ser informados ao certo sobre o que seri

Tablet da Microsoft tem tela de 10,6 polegadas e 9,3 milímetros de espessura | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (18) um modelo de tablet feito pela própria empresa. Chamado Surface, o aparelho foi apresentado em um ?misterioso? evento da companhia, sobre o qual os jornalistas nem chegaram a ser informados ao certo sobre o que seria mostrado.

A companhia, como a Apple, decidiu entrar no mercado de tablets "produzindo o próprio hardware" e o próprio software. "Nós acreditamos que qualquer intervenção entre o homem e uma máquina pode ser feita de melhor forma quando hardware e software estão integrados", argumentou Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, durante a apresentação.

O aparelho terá duas versões: uma com o sistema operacional Windows 8 RT (específico para plataforma de processadores ARM, feito pela Nvidia e outras fabricantes) e outra com o Windows 8 Pro (com processadores Intel).

O tablet Surface com Windows RT terá 9,3 milímetros de espessura, porta USB 2.0, espaço para cartão micro SD, carcaça de magnésio, cerca de 680 gramas e tela de 10,6 polegadas (maior que a maioria dos concorrentes). O equipamento já virá com uma capa embutida para apoiá-lo, como a smart case do iPad. O aparelho também terá suporte a um teclado touchscreen para facilitar na produção de conteúdo no portátil. Ele será vendido com duas versões de armazenamento: 32 GB ou 64 GB.

A versão do Surface com Windows 8 Pro também terá o mesmo tamanho de tela, mas com espessura maior (13,5 mm), mais pesado (903 gramas) e com autonomia de bateria um pouco maior, de acordo com a empresa. Outra novidade é a porta USB 3.0. Ele será vendido em duas versões: uma de 64 GB de armazenamento e outra de 128 GB.

"Ele consome menos energia que os processadores core i5 de terceira geração", disse Mike Angiulo, vice-presidente corporativo do Windows, sobre o tablet. Durante a demonstração, a Microsoft mostrou que o Surface na versão com Windows 8 Pro terá suporte a uma caneta para que o usuário possa fazer anotações diretamente no display do portátil. A distância entre a caneta e a tela é de 0,7 milímetros, o que torna a experiência muito próxima de escrever em um papel.

A companhia informou que o Surface com Windows 8 RT será lançado antes que o Pro -- precisamente junto com o lançamento mundial do sucessor do Windows 7, previsto para setembro ou outubro. Já o Pro deve ser vendido após cerca de três meses de venda do Windows 8. A Microsoft não informou o preço dos aparelhos.

Antes de apresentar o produto, Steve Ballmer citou produtos da Microsoft que fizeram sucesso para falar da "vocação" da companhia em fazer produtos de qualidade. "Quando entrei na empresa o produto mais lucrativo era o mouse", disse. Atualmente, o maior exemplo de integração entre hardware e software da companhia é o videogame XBox.

Fracasso

Em 2010, antes mesmo de a Apple lançar o primeiro modelo de iPad no mercado, a Microsoft mostrou um tablet da HP com o sistema operacional Windows 7. A apresentação foi feita em janeiro pelo CEO da empresa, Steve Ballmer, durante a CES 2010, tradicional feira de tecnologia em Las Vegas (EUA).

Na época, Ballmer não deu muitos detalhes do ultraportátil e a apresentação não ?empolgou? os analistas de tecnologia. O CEO da Microsoft chegou a anunciar que o tablet estaria disponível ainda naquele ano no mercado consumidor. O HP Slate 500, no entanto, só começaria a ser vendido no final de outubro nos Estados Unidos por US$ 799.

Segundo o site ?Apple Insider?, a HP produziu naquele ano apenas 9 mil unidades do tablet, ofertando o ultraportátil apenas para o mercado corporativo. A Apple, que lançou no mesmo ano o iPad, vendeu cerca de 14 milhões de tablets nos primeiros 12 meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES