Microsoft oferece no país versão on-line gratuita do pacote Office

Simplificada, transposição para a web não apresenta recursos como a contagem de palavras

Office Web Apps foi lançado para concorrer com o Google Docs, que atualmente domina o mercado | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje dominado pelo Google Docs, o mercado de editores on-line de documentos ganhou uma opção gratuita e de grande peso simbólico: o Office Web Apps, versão on-line do Office, da Microsoft, sinônimo de pacote de escritório.

O serviço está disponível desde a semana passada para usuários do Hotmail no Brasil. Para usá-lo, basta clicar no link Office, na parte superior da interface do serviço de e-mail, ou acessar office.live.com e fazer login com uma conta do Windows Live.

O Word, o Excel, o PowerPoint e o OneNote foram transportados para a web em versões bastante simplificadas.Estão presentes estilos de formatação, verificação de ortografia (inclusive em português do Brasil), tabelas, inserção de imagens e cliparts.

Algumas omissões, como a de efeitos especiais no PowerPoint, são compreensíveis. Já outras são graves a ponto de tornar o uso praticamente inviável para alguns usuários: é o caso da falta do recurso de contagem de palavras e caracteres.

Dependendo da complexidade do arquivo criado no Office e transportado para o Google Docs ou outro serviço on-line, pode haver erros de formatação. Isso não ocorre no Office Web Apps, já que a Microsoft conta com a óbvia vantagem de ter desenvolvido o formato dos arquivos.

Em um sinal de que a empresa está abandonando aos poucos alguns antigos hábitos ruins, o Office Web Apps funciona tão bem no Internet Explorer quanto nas versões atuais dos principais browsers concorrentes (Firefox, Chrome, Safari e Opera).

Um recurso importante, que funcionou bem nos testes feitos pelo jornal Folha de São Paulo, é a possibilidade de editar arquivos hospedados no Web Apps usando o Office tradicional. Dessa forma, tem-se o melhor dos dois mundos: a vastidão de funcionalidades e a sincronização dos arquivos na web.

Assim como no Google Docs, duas ou mais pessoas podem editar um arquivo ao mesmo tempo, e os documentos podem ser vistos em smartphones.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES