Microsoft pagará multa de U$ 20 milhões por coletar dados de crianças

Após a coleta indevida de dados de crianças, sem o consentimento dos pais, empresa pagará valor alto em multa.

Empresa de tecnologia Microsoft Corporation | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão Federal do Comércio (FTC), entidade do governo dos Estados Unidos, comunicou na segunda-feira (05) que a empresa de tecnologia Microsoft, terá de pagar uma multa avaliada em U$ 20 milhões, cerca de R$ 98,4 milhões, após ser acusada de coletar dados de crianças menores de 13 anos, durante o processo de cadastramento da plataforma de jogos on-line do console Xbox, sem o consentimento dos pais.

Microsoft Corporation é uma empresa transnacional dos Estados Unidos com sede em Redmond, Washington, que desenvolve, fabrica, licencia, apoia e vende softwares de computadores, produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais. Entre seus principais produtos de hardware, estão os consoles de jogos eletrônicos Xbox, a série de tbles Surface e os Smartphones Microsoft Lumia, antiga Nokia

A agência de defesa do consumidor dos Estados Unidos, acusou a empresa de coletar e manter, para benefício próprio, informações pessoais dos menores que se inscreveram na plataforma de jogos, sem o conhecimento prévio dos responsáveis. Para que a conta fosse criada, o usuário do console deveria fornecer informações pessoais como nome e sobrenome, endereço de e-mail e data de nascimento.

De acordo com a FTC o fato da empresa de tecnologia ter coletado e guardado esses dados das crianças caracterizou a violação da lei Children's Online Privacy Protection Rule (COPPA). A decisão sobre o processo da multa deve ser ainda aprovado por um tribunal federal antes que entre em vigor. Em seu comunicado a FTC explica que "a  Microsoft precisará tomar várias medidas para fortalecer a proteção de privacidade das crianças que usam seu sistema Xbox". 

O diretor do Escritório de Proteção ao Consumidor da FTC, Samuel Levine, que foi citado durante o comunicado, afirmou durante o ocorrido que "a sentença que estamos propondo facilita para os pais proteger a privacidade dos dados de seus filhos no Xbox e limita as informações que a Microsoft pode coletar e reter sobre crianças".

De acordo com informações da Children's Online Privacy Protection Rule (COPPA), organização americana especializada em proteger a privacidade on-line infantil, os serviços on-line e sites que estão direcionados a crianças menores de 13 anos devem ser informar os responsáveis acerca das informações pessoais que coletam e obtem para seu consentimento.

Um porta-voz da empresa Microsoft,  ao ser consultado pela Comissão Federal do Comércio, afirmou que o Xbox "se compromete a cumprir a decisão" da FTC e que ainda desenvolverá um novo sistema de validação de identidade e idade para que possam oferecer experiências adequadas de acordo com a faxia etária dos usuários. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES