Mil jogos de PC foram banidos do Steam por 'mau comportamento'

A listagem não conta com nomes muito conhecidos, mas alguns deles são vendidos no serviço já há alguns anos

Jogos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Valve baniu aproximadamente mil jogos da plataforma Steam na última semana, segundo o Steam Tools, um site paralelo que rastreia as entradas e saídas do catálogo da loja de games para PC. O número representa aproximadamente um terço de todos os títulos que já foram banidos na história da plataforma. A listagem não conta com nomes muito conhecidos, mas alguns deles são vendidos no serviço já há alguns anos. A empresa não detalhou o motivo das remoções, mas comunicou que os banimentos foram resultado de "mau comportamento" por parte de algumas desenvolvedoras de jogos. A notícia está no site Tech Tudo.

Segundo um comunicado da Valve, alguns parceiros abusaram de ferramentas Steamworks — que existem para ajudar o desenvolvedor a produzir e publicar os seus jogos livremente na plataforma. As infrações não foram especificadas pela empresa, mas, como consequência, os parceiros foram notificados e os seus jogos foram banidos do serviço. Isso não significa que esta é uma medida permanente: caso os problemas sejam resolvidos, é possível que os jogos se adequem às condições da Valve voltem a ser comercializados normalmente.

Já houve casos em que jogos foram banidos da Steam por promoverem temas polêmicos como estupro, exploração infantil e discursos de ódio. Em 2018, uma polêmica com relação à censura de jogos pornográficos na plataforma veio à tona.

Na época, a empresa solicitava que os desenvolvedores alterassem o conteúdo explícito para que o jogo pudesse ser comercializado normalmente, mas uma mobilização da comunidade levou a plataforma a alterar suas políticas e adotar uma postura mais liberal — reforçando os avisos de conteúdo adulto ou ocultando os jogos completamente com base nas configurações dos usuários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES