Modelo de tomadas pode ter nova mudança

Em 2011, o padrão de tomadas brasileiro já havia sofrido mudança

Tomada | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2011, o padrão de tomadas brasileiro mudou. Saía a tradicional com dois pinos, usada na maioria dos países, e entrava a tomada de três pinos, exclusividade do Brasil. A mudança foi muito criticada na época, já que as pessoas precisariam comprar adaptadores ou trocar as tomadas da sua casa. Agora, o governo quer fazer uma nova mudança, voltando ao modelo anterior. A notícia está no site Olhar Digital.

Essa possibilidade está gerando muitas críticas. A população teria que trocar as tomadas novamente em menos de 10 anos. Sem falar que muitos sequer sabem desta ideia. Hoje, o formato com três pinos é obrigatório para novas construções e para eletrônicos vendidos no país.

Quando a troca para o atual modelo foi instaurada, a explicação foi de que era mais seguro que seu antecessor, já que obrigou o uso do chamado “terra” nas tomadas, que diminui a incidência de choques elétricos e protege mais os aparelhos eletrônicos. Vale ressaltar que não há um padrão mundial de tomada, apenas o que elas devem ter. Cada país tem total autonomia para escolher o desenho usado em seu território, o que resulta em mais de 100 modelos espalhados pelo mundo. Para que a mudança seja aprovada, é necessário passar pelo Conmetro, o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES