Mulheres são presas por criticar governo indiano no Facebook

A primeira escreveu uma mensagem criticando o governo autoritário do país, enquanto a segunda curtiu a postagem.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As indianas Shahien Dhada e Ruhi Shrinivasan foram presas pela polícia da Índia por conta de uma publicação no Facebook. A primeira escreveu uma mensagem criticando o governo autoritário do país, enquanto a segunda curtiu a postagem. No entanto, uma integrante do partido de direita local viu a publicação e denunciou as duas para as autoridades. Dois dias depois, a dupla foi detida.

No último sábado (17), faleceu Bal Thackeray, político direitista fundador do partido Shiv Sena. Quando a notícia chegou à Mumbai, o comércio da cidade fechou em respeito ao político. No seu funeral, cerca de um milhão de pessoas foram prestar a última homenagem à Thackeray. No entanto, Shahien Dada não gostou nada disso e resolveu desabafar na rede social.

?Pessoas como Thackeray nascem e morrem todo dia e ninguém fecha a cidade por causa disso.

Respeito é ganho, não dado e definitivamente não forçado. Hoje, Mumbai se fecha por medo e não por respeito?, desabafou a jovem, de 21 anos, segundo o jornal local "Mumbai Mirror".

A reclamação, curtida por Ruhi Shrinivasan, foi denunciada por Bhushan Sanke, membro do partido Shiv Sena, à polícia. Na segunda-feira (19), dois dias depois da postagem, ambas foram presas acusadas de violarem diversas leis do país ao fazerem declarações ?criando ou promovendo a inimizade?. Além disso, o consultório onde o tio de Dhada trabalha foi atacado por vândalos defensores do Shiv Sena em retaliação aos comentários dela.

As jovens são acusadas de desrespeitarem a Seção 295 A do Código Penal Indiano, que proíbe ?atos maliciosos que tenham como intuito ofender qualquer classe religiosa? e a Seção 66 A, que diz que é ilegal o uso de redes sociais para comentários maldosos. As duas passariam 14 dias na cadeia, porém ambas pagaram finança de aproximadamente US$ 270 (cerca de R$ 560) e já estão em liberdade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES