“Nenhum governo conseguirá regular internet”, diz diretor do MIT Media Lab

Essa evolução incontrolável é vista com otimismo pelo co-diretor científico de pesquisas sobre vida digital e diretor do MIT Media Lab

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As cidades do futuro terão uma grande quantidade de dispositivos conectados, cruzar vários dados em tempo real e criar uma rede local parecida com a que ainda é sonhada pela ficção.

Essa evolução incontrolável é vista com otimismo pelo co-diretor científico de pesquisas sobre vida digital e diretor do MIT Media Lab, Andrew Lippman.

Nesta última quarta-feira (14), Lippman se apresentou no Be Mobile, evento promovido pela BlackBerry e comentou que a tecnologia consegue contornar todas as formas de regulamentação que vão contra o interesse das pessoas.

Por esse motivo, as tentativas de governos de criar regras e barreiras, como o Marco Civil da Internet no Brasil, não terão sucesso.

? A internet não começou como algo comercial, mas acho que a rede ficou grande rápido demais e não foi algo como um "crescimento monitorado". Não é possível regular a internet ou cobrir a rede com uma capa, se algum governo tentar fazer isso e implantar leis e regulação, as pessoas vão criar algo novo.

O aspecto legal também estará sempre atrás da tecnologia, para o pesquisador do MIT Lab. Portanto, não espere que juristas e políticos tenham uma resposta para como lidar com as novas mídias ou como as reações a equipamentos como os relógios inteligentes, Google Glass e outros wearables.

? As leis estão sempre atrasadas. Tenho um amigo que diz que há duas formas de tratar um problema: o jeito de Harvard, que vai criar um lei ou do MIT, que vai buscar a tecnologia necessária para contornar o problema.

Rupturas tecnológicas

Ao contrário do que o esperado, Lippman acredita que não é apenas a tecnologia que influência as mudanças na comunicação e na sociedade. Para o pesquisador, a sociedade abraça as inovações que realmente trazem facilidades para a vida. Por esse motivo, as legislação estão sempre atrasadas em relação ao mundo digital em que estamos vivendo.

Responsável por investigar a evolução e impacto da tecnologia digital no setor de telecomunicações e no dia a dia das pessoas, Lippman aponta que a tecnologia está causando rupturas e que a sociedade está ficando mais madura para lidar com recursos como sensores e big data e também na compreensão de pessoas e espaços.

? Estamos vivendo um momento de duas revoluções. A primeira é a revolução do ser digital e a segunda é a revolução causada pela compreensão dos meios digitais.

Bitcoin, projetos e artistas financiados pelo Kickstarter, aplicativos como Uber foram citados por Lippman como formas como as pessoas estão se organizando para resolver seus anseios e derrubando grandes industrias que operam em formatos regulamentados e tradicionais.

O pesquisador do MIT Media Lab aponta exemplos de mudanças que estão acontecendo graças aos smartphones que todos carregamos hoje em dia. O caráter pessoal que os aparelhos têm, suas funções para trabalho e também a possibilidade de conectar pessoas em torno de problemas são responsáveis pelo futuro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES