Nokia anuncia smartphones com Windows 8 e recarga sem fio

Novos celulares da linha Lumia, da Nokia, podem ser recarregados sem fio: basta estar em contato com a base

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Nokia anunciou nesta quarta (5) seus primeiros smartphones equipados com Windows Phone 8: o novo topo de linha Lumia 920, que terá tela de 4,5 polegadas e câmera com tecnologia PureView, e o Lumia 820, cuja tela terá 4,3 polegadas.

Ambos contam com sistema de recarga sem fio. Os aparelhos serão lançados até o final do ano, por um preço ainda não divulgado.

Os produtos, fruto de parceria com a Microsoft, são considerados cruciais para a companhia finlandesa, que nos últimos dois anos anunciou a demissão de 40 mil funcionários e cedeu à Samsung o posto de maior fabricante de celulares do planeta.

A principal novidade dos aparelho é o sistema de recarga de bateria sem fio.

Usando tecnologia semelhante à de protótipos como o da empresa americana WiTricity, os novos Lumia podem ser recarregados só estando em contato com a base.

Por usar o padrão internacional Qi, sistema será compatível com dispositivos análogos de outras marcas.

WINDOWS PHONE 8

O sistema operacional do aparelho terá profunda integração com o serviço de mapas da Nokia e o aplicativo de realidade aumentada Nokia City Lens, disse o presidente-executivo da fabricante, Stephen Elop, durante o anúncio.

Os mapas serão totalmente disponíveis sem conexão com a internet.

Segundo Elop, o número de aplicativos para Windows Phone ultrapassou a marca de 100 mil, em parte graças à parceria da Nokia com a Microsoft.

Segundo o presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer --que participou do lançamento--, haverá integração entre os aparelhos com Windows 8, Windows Phone 8 e o Xbox 360.

Ballmer diz que, ao longo de um ano contando a partir de hoje, "certamente veremos 400 milhões de dispositivos móveis com sistemas Windows."

LUMIA 920

O novo topo de linha da empresa tem tela de 4,5 polegadas e 1.280 x 768 pixels, tamanho e resolução superiores aos do iPhone 4S. Em relação ao Samsung Galaxy S 3, a tela é menor e mais definida: o dispositivo da coreana tem tela de 4,8 polegadas e resolução de 1.280 x 720 pixels.

A tela do smartphone terá tecnologia de reconhecimento de toque desenvolvido pela Synaptics e intitulada ClearPad, que permitirá uso da interface mesmo com luvas.

O Lumia 920, cuja câmera tem 8,7 Mpixels, leva o selo PureView, marca introduzida no Nokia 808, celular com 41 Mpixels.

A tecnologia, segundo a fabricante, os usuários do 920 farão fotos melhores que com qualquer outro smartphone, por capturar de cinco a dez vezes mais luz que os competidores e graças a um sistema de estabilização de imagens para fotos e vídeos.

Haverá conectividade 4G (do tipo LTE) e NFC (campo de comunicação próximo). O armazenamento interno será de 32 Gbytes.

O smartphone terá bateria de 2.000 mAh de capacidade. A título de comparação, o Galaxy S 3 tem 2.100 mAh e, o iPhone 4S, por volta de 1.400.

Seu processador será um Snapdragon S4 de dois núcleos, o que provê ao telefone 30% de economia de bateria em relação aos de núcleo quádruplo, segundo a Nokia.

Ele é sucessor do Lumia 900, aparelho que foi anunciado em janeiro e que frustrou as expectativas de venda da Nokia.

LUMIA 820

O segundo aparelho anunciado nesta quarta é o Lumia 820, com tela de 4,3 polegadas e resolução de 800 x 480 pixels, carece da tecnologia PureView, mas também terá capacidade NFC.

A tela do telefone, de tecnologia Oled (em detrimento do LCD usado no Lumia 920), também terá a sensibilidade extra do 920, permitindo seu uso mesmo com as mãos cobertas por algum tecido.

A câmera do dispositivo terá 8 Mpixels de resolução, enquanto seu processador será um Snapdragon S4 de 1,5 GHz de clock e núcleo duplo. A memória será de 8 Gbytes, expansíveis por meio de um cartão microSD.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES