Nokia Lumia 710: nascido para ser seu primeiro Windows Phone

Apesar de não ser tão caprichado quanto seu irmão mais velho, o smartphone mostra que não surgiu para ser uma versão limitada da linha Lumia

Nokia Lumia 710 | TechTudo/Marlon Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se o grande destaque da parceria entre a Nokia e a Microsoft foi o lançamento do Lumia 800, um aparelho mais barato e mais simples correu por trás e se mostrou digno o suficiente para figurar entre os principais modelos produzidos pela fabricante finlandesa e ser um dos grandes representantes do sistema Windows Phone: o Lumia 710. Apesar de não ser tão caprichado e de não ter um desempenho tão redondo quanto seu irmão mais velho, o smartphone mostra que não surgiu para ser uma versão limitada e sem recursos da linha Lumia. Confira mais detalhes sobre o dispositivo no review.

Design

A aparência do Lumia 710 não é tão bonita e compacta quanto a do 800, mas com certeza também merece algum destaque. Isto porque o seu desenho é bem interessante e diferenciado, com bordas arredondadas, visual clean e botões bem bonitos. Toda a leveza do design até pode ter deixado o modelo com cara de ?celular de mulher?? especialmente nas versões com cores intensas como rosa choque e amarelo gema -, mas depois que você se acostuma com seus traços, dá para ver que o seu visual é apenas divertido.

Minimalista em seus detalhes e com uma pegada muito boa, o maior problema com o corpo do celular é a sua aparente fragilidade, já que sua carcaça é feita de plástico, e sua tampa traseira dá a impressão de ser fraca e mal encaixada. Ainda assim, durante os testes não foi percebido nenhum problema de baixa resistência do modelo. Além disso, o material do que encobre o aparelho, apesar da já citada aparência frágil, é bem leve, e mesmo que o modelo seja um pouco "gordinho" (12,5 mm de espessura), ele não chega a ser pesado, tendo 125,5 g.

A parte frontal do 710 é bem harmoniosa e elegante, com uma tela de 3,7 polegadas que encaixa perfeitamente no design do modelo, e três botões que dividem uma única peça de plástico transparente. As laterais não possuem muitos detalhes a serem destacados, somente os botões de volume e o atalho para a câmera, que são facilmente acessados com o polegar enquanto se segura o aparelho na palma da mão. A traseira é bem limpa, somente com a câmera, o símbolo da Nokia e a grande abertura para saída de som na parte inferior.

O sistema operacional da Microsoft

Certamente, a maior dúvida de alguém que busca comprar um Lumia 710 é a respeito da sua plataforma, o Windows Phone, que ainda não é tão popular quanto alguns de seus concorrentes. Logo, o usuário fica a dúvida se vale a pena mesmo ter um aparelho com o sistema da Microsoft. E a resposta é sim, vale.

O sistema é muito fluido e leve, e funciona em alto nível até mesmo em aparelhos com características técnicas mais simples, como é o caso do 710. Ele tem uma interface muito bonita e simples, que pode até demandar um pouco de tempo para o usuário se acostumar, mas é bastante funcional. A plataforma é ideal para quem tem dificuldades para usar um smartphone ou está comprando o seu primeiro. Não tem muitos atalhos ou macetes, tudo o que o usuário precisa acessar fica disposto bem na sua frente.

No entanto, é bom deixar claro que o Windows Phone deve desagradar muito aqueles usuários que são fãs ou estão muito acostumados ao Android e ao iOS. Uma das justificativas para isso é a falta de aplicativos presentes na loja virtual do WP, a Marketplace. Os grandes e principais programas ? como Facebook, Twitter, Whatsapp e Angry Birds, por exemplo ? já estão disponíveis e funcionam perfeitamente, mas são poucas as opções de apps menos conhecidos e diferentes, ainda mais se comparado aos sistemas do Google e da Apple.

Outro problema sério é a grande quantidade de aplicativos pagos - muitos deles gratuitos tanto no Android quanto no iOS -, e o preço cobrado por eles, que muitas vezes chega a ser abusivo.

Aliás, a questão de cobrar por grande parte dos aplicativos é uma bola muito fora da Microsoft em relação ao Lumia 710. Isso porque, um usuário que compra um Lumia 800 pode até ter condições de desembolsar mais um pouco para ter os seus apps preferidos, mas aqueles que compram o 710 buscam um celular que seja relativamente barato e funcional. Assim, quando se deparam com uma loja repleta de itens pagos, podem acabar se sentindo lesadas por não conseguir baixar os seus programas.

De qualquer maneira, o Windows Phone possui alguns apps gratuitos muito bons e até exclusivos, como o pacote Office completo ? algo que faz muita falta em outros smartphones e tablets, que vem tentando substituir os PCs mas nunca fizeram um pacote de tarefas tão completo para suprir a ausência do da Microsoft.

Ele ainda possui sistema de mapas (Nokia Maps), GPS (Nokia Dirigir) e um ótimo player de músicas (Nokia Música), que somado ao Zune - uma espécie de iTunes muito melhorado - garante uma boa reprodução musical.

Performance

As especificações do modelo são medianas mas, talvez pela leveza do sistema, ele não deixa a desejar em nenhuma das suas tarefas. O processador single-core de 1,4 Ghz e a RAM de 512 MB rodam com rapidez aplicativos, jogos e vídeos, e durante os testes não foi presenciado nenhum travamento ou lentidão. Mesmo quando muitos apps e games são abertos simultaneamente, o desempenho do Lumia não mostra qualquer problema. O hardware do 710, aliás, é basicamente o mesmo do Lumia 800, que é considerado um aparelho bem superior e, consequentemente, custa quase o dobro deste modelo.

Em questão de jogos, todos os testados rodaram muito bem no aparelho - que também mostrou ter uma tela touch de destaque, com respostas bem rápidas. A desvantagem é que a falta de opções na Marketplace não permitiu que testássemos o desempenho do dispositivo com games mais pesados ou de gráficos muito complexos.

Um dos problemas percebidos no aparelho da Nokia diz respeito à Internet Wi-Fi. Toda vez que o aparelho entra em modo de espera, mesmo que por pouco tempo, a rede se desliga e demora muito para voltar a funcionar, como se o aparelho tivesse que fazer todo o processo de conexão e reconhecimento de IP de novo. Para quem gosta de ficar conferindo o e-mail ou as atualizações nas redes sociais a todo o momento, por exemplo, isso pode ser bem irritante, já que o celular leva alguns bons segundos para reestabelecer sua conexão.

O sinal do celular é muito bom, apesar do som da ligação nem sempre ser alto e definido. Além disso, o teclado virtual do aparelho também é ótimo, e sua função de completar palavras e corrigir erros de digitação é muito precisa, superior à de muitos aparelhos com Android, por exemplo.

Câmera

A câmera do Lumia 710 surpreende com seus 5 megapixels, já que em ambientes bem iluminados ela é capaz de fazer fotos de muita qualidade, que não deixa a desejar nem perto da resolução de 8 MP do Lumia 800. Se você espera comprar um celular para tirar fotos esporádicas para postar nas suas redes sociais com um mínimo de qualidade, esse celular vai servir bem.

Agora, em lugares com pouca luz as fotos são somente razoáveis, dignas dos 5 MP da câmera. Por sorte, o seu flash LED é tão forte que pode salvar a fotografia daquele momento noturno que você queria registrar. No entanto, a luz é tão intensa de perto que pode machucar os olhos do fotografado também.

O aparelho ainda pode capturar vídeos em HD, que não chegam a ser espetaculares mas são suficientes para se postar no YouTube sem passar vergonha. O áudio da captura, no entanto, é bem fraco.

Bateria

Este é provavelmente o ponto mais fraco do modelo. A bateria do Lumia 710, mesmo tendo uma capacidade razoável, de 1300 mAh, chega a surpreender negativamente. Ela dura cerca de um dia até quando o aparelho passa a maior parte do tempo em stand-by e sendo usado para tarefas simples e esporádicas, como navegação na Internet Wi-Fi e ligações telefônicas.

Por sorte, uma atualização do Windows Phone disponibilizada pela Microsoft corrige o problema da energia, e depois do aparelho sofrer o update a sua carga passa a render mais, chegando a dois dias de uso moderado.

Custo-benefício

O preço do Nokia Lumia 710 é muito atraente, e deve ajudar qualquer usuário que procura seu primeiro Windows Phone a comprá-lo sem arrependimento. Pelo valor máximo de R$ 799 - muito menor em diversas lojas especializadas -, é possível adquirir um smartphone bonito, de bom desempenho e com um dos sistemas operacionais mais promissores do mercado.

Mas é bom avisar: se você já conhece o Android ou o iOS e admira a estrutura das plataformas, tenha cuidado quando optar por comprar um Lumia. A chance de você achar o WP cansativo e um pouco sem graça. Até porque, pelo seu valor, dá para encontrar modelos com hardware semelhantes e que contenham as citadas plataformas do Google e da Apple.

Porém, se você realmente quer ter um celular com o sistema da Microsoft, ou se este é seu primeiro smartphone e você nunca teve contato com outro, pode comprar o Lumia 710 sem qualquer hesitação. Este é o modelo perfeito para ser seu primeiro Windows Phone.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES