Novo sistema do iPhone traz alerta de contágio de Covid-19

A API de notificações de exposição à Covid-19 é uma tecnologia de rastreamento de combate ao novo coronavírus

Apple | Apple
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Apple liberou na quarta-feira (20) o iOS 13.5, quinta grande atualização do sistema operacional do iPhone apresentado na WWDC 2019 e lançado em setembro de 2019, após quase um mês de ter disponibilizado a versão 13.4 do iOS e do iPadOS. O novo update traz recursos voltados à pandemia da Covid-19, como a API de notificações de exposição ao novo coronavírus desenvolvida pela Apple e pelo Google, além de aprimoramentos do Face ID na identificação de rostos com máscaras.

Fora os recursos que buscam minimizar a disseminação da Covid-19, a nova versão ainda conta com uma ferramenta para que o usuário controle o destaque automático dos blocos de vídeo nas chamadas em grupo do FaceTime, além de correções de bugs.

Divulgação/Apple

API de notificações de exposição à Covid-19

A API de notificações de exposição à Covid-19 é uma tecnologia de rastreamento de combate ao novo coronavírus criada pela Apple e pelo Google, e que foi anunciada pela dupla em abril. O recurso foi desenvolvido com orientação e colaboração de governos e autoridades de saúde pública. A API funciona somente quando um usuário ativa a ferramenta e tem um aplicativo de uma autoridade de saúde pública instalado no celular.

Dessa forma, o smartphone envia, com o consentimento do usuário, um alerta via Bluetooth. A API de notificação de exposição baixará uma lista das chaves dos beacons (classe de dispositivos Bluetooth de baixa energia) de pessoas que testaram positivo para a Covid-19. A tecnologia irá notificar o usuário, caso ele tenha entrado em contato com uma pessoa possivelmente contaminada.

Agências de saúde pública em todo o mundo podem começar a implementar em seus aplicativos a nova ferramenta. Em comunicado ao portal 9to5Mac, o Google a Apple afirmaram que o recurso busca oferecer notificações rápidas aos usuários expostos ao vírus. Segundo o site MacRumors, a Apple declarou que pelo menos 22 países solicitaram acesso ao recurso. A API também passou a ser disponibilizada nesta quarta-feira (20) para celulares Android.

Melhorias no Face ID

Com o iOS 13.5, passou a ser mais fácil desbloquear o iPhone pelo Face ID enquanto o usuário utiliza uma máscara de proteção. Além disso, em versões anteriores, usuários com o desbloqueio facial ativado precisavam esperar alguns segundos para que o dispositivo permitisse inserir o código e liberar o celular. Na nova atualização, a opção de digitar a senha aparece imediatamente após o usuário deslizar para cima a parte inferior da tela de bloqueio.

Outras mudanças

A nova versão permite que o usuário controle o destaque automático nas chamadas de grupo do FaceTime, para que os blocos de vídeo não mudem de tamanho quando um participante interagir. A atualização ainda corrige um problema que exibia uma tela preta ao tentar reproduzir streaming de vídeo de alguns sites.

Além disso, nos Estados Unidos, o iOS 13.5 ganhou a opção de compartilhar automaticamente informações médicas essenciais do usuário com os serviços de emergência ao realizar uma chamada de emergência.

Como baixar o iOS 13.5 no iPhone

Para baixar o iOS 13.5 no iPhone, vá em "Ajustes" e toque em "Geral". Depois, selecione "Atualização de Software" e toque em "Baixar". O download será iniciado de forma automática. Vale destacar que, como se trata de uma grande atualização, o processo pode levar algum tempo, dependendo da conexão com a Internet. É recomendado estar com a bateria carregada e utilizar uma rede Wi-Fi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES