Novo vírus para Android rouba dados de localização de usuários

Informações sobre latitude e longitude são enviadas a um servidor remoto a cada 2 segundos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A BitDefender Labs descobriu um malware Android que transmite regularmente dados sobre a localização do dispositivo móvel infectado a um servidor remoto. O que o criador da ameaça pretende fazer com essas informações ainda não está claro. O aplicativo opera em segundo plano e aparece no smartphone ou tablet como um ícone com a palavra "store" (loja, em tradução livre) escrito.

De acordo com a BitDefender, esse ícone, aparentemente, tenta confundir o usuário do dispositivo, para que ele pense que é um app de e-commerce. Mas, na verdade, o malware transmite a latitude e a longitude do dispositivo infectado, bem como o nome do wireless. Além disso, ele tenta habilitar a conexão Wi-Fi e procura por pontos de acesso de antivírus. Todos os dados são transmitidos a um servidor remoto por meio da conexão de internet do smartphone.

"Especulando sobre o porquê todas essas informações são transmitidas, concluímos que os dispositivos infectados agem como beacons (programas de ciberespionagem), que fornecem aos crackers informações sobre o posicionamento de certas redes Wi-Fi e qual frequência conectar dispositivos infectados ou interagir entre eles", disse a BitDefender, em um post no blog oficial.

O spyware não possui qualquer interface e transmite informações a cada dois segundos. A BitDefender acredita que o malware age tão efetivamente em segundo plano, que é eventualmente confundido com outros aplicativos.

Quer se trate de spyware ou outro tipo de aplicativo malicioso, o número de malware para dispositivos móveis está crescendo. A taxa no ano passado foi de 155% mais que em 2010, de acordo com a Juniper Networks. Durante o primeiro trimestre do ano, a taxa de crescimento anual se elevou em 30%, com o dobro de spywares.

Muitos malwares móveis são voltados para Android, o sistema operacional líder no mercado de smartphones. Mas, enquanto o aumento do número de ameaças a dispositivos móveis preocupa, o número de smartphones e tablets infectados permanece relativamente baixo quando comparado com ataques a computadores. "Enquanto nós não vemos uma epidemia, em termos de ataques à plataforma Android, alguns ainda não foram detectados", disse o analista da Forrester Research, Christian Kane.

Como resultado, companhias estão à procura de tecnologia para gerir aplicativos e dados corporativos em dispositivos de funcionários. O mercado de segurança móvel custou 674,8 milhões de dólares no ano passado em todo o mundo e está projetado para chegar a 1 bilhão este ano, segundo a IDC. Em 2015, espera-se que o valor chegue a 1,85 bilhão de dólares, uma taxa de crescimento anual de mais de 35%.

A Symantec, esperando para pegar uma fatia do bolo, anunciou na terça-feira (17/7) seu primeiro software antivírus de nível empresarial para dispositivos Android. Chamado de Mobile Security for Android, o software antivírus verifica aplicativos suspeitos de acordo com uma "lista negra" de malwares conhecidos desenvolvida pela própria empresa. Quando um app ruim é descoberto, o software pode ser configurado para notificar o usuário do dispositivo e uma equipe de segurança corporativa por meio de uma console de gerenciamento.

A empresa também anunciou atualizações em seu portfólio de segurança móvel que inclui tecnologia para segurança de e-mail e gerenciamento de aplicativos em dispositivos Android. Além disso, a empresa integrou seu software de gerenciamento de dispositivos móveis com o System Center da Microsoft, usado para configurar e gerenciar computadores com Windows.

Segundo Kane, a estratégia global da Symantec está se movendo em direção a uma plataforma tudo-em-um para proteger e gerenciar aplicativos, dados e dispositivos. "Para empresas que não estão procurando soluções extraordinárias, mas gostariam realmente de um único console, algo que integraria e trabalharia em conjunto, este é um passo na direção certa para a Symantec."

McAfee, Kaspersky Lab, BitDefender e Lookout são concorrentes da Symantec no ramo de segurança para Androids. O mercado de segurança de dispositivos móveis no geral ainda é imaturo, com falta de muitos recursos de nível empresarial, como um melhor controle de dados e aplicações e ferramentas seguras para compartilhar e colaborar documentos em dispositivos móveis, disse Kane. "A gestão móvel global tem evoluído rapidamente, mas, em geral, a tecnologia precisa amadurecer", disse."Nós temos um caminho a percorrer em termos de trazer recursos completos que uma empresa precisa para gerenciar adequadamente e controlar seus aplicativos, dados e dispositivos."

O sistema operacional Android é preferido para ataques de crackers. Enquanto o iOS não é imune a ataques, um controle mais rígido da Apple sobre as aplicações construídas para o sistema operacional utilizado no iPhone e iPad mantém o número de malwares baixo. Porque qualquer terceiro pode construir e distribuir um aplicativo Android, e ameaças muitas vezes acabam em sites mal-intencionados ou estão escondidas dentro de aplicativos legítimos que foram sequestrados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES