Apresentado no CES, smartcards trarão mais segurança a usuários

A NXP Semiconductors apresentou na CES 2012 uma tecnologia em desenvolvimento para reforçar a segurança das transações em NFC

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A NXP Semiconductors apresentou na CES 2012 uma tecnologia em desenvolvimento para reforçar a segurança das transações em NFC. O produto é uma espécie de smartcard, que oferece uma proteção adicional aos dados do usuário.

O smartcard da NXP exige que o usuário insira gestos pré-programados no telefone, ou até mesmo digite o seu código PIN para desbloquear o acesso ao dispositivo. O objetivo aqui é garantir que o usuário que está manipulando o telefone é realmente o seu proprietário. A solução é útil não só para proteger senhas e dados importantes, mas também para complementar os leitores RFID, utilizados para acesso ao escritório.

Para configurar o procedimento de desbloqueio, o usuário vai personalizar o ponto de acesso com um aplicativo instalado no computador desktop ou notebook. O software também é capaz de ?aprender? o estilo de sua escrita, tornando o sistema de desbloqueio ainda mais personalizado.

A tecnologia NFC (Near-Field Communication) está em plena expansão e está se tornando a opção padrão de pagamentos via celular, por ser rápido e consistente. Mas a questão da segurança dos dados do usuário continua a ser algo que preocupa engenheiros, especialistas de tecnologia e usuários. A principal preocupação está no vazamento desses dados, que pode acontecer se algum usuário tiver acesso aos dados do telefone.

O que mais deixam os especialistas alarmados é que esses dados podem ser descobertos através de brechas em aplicativos de entretenimento e comunicação de dados, que utilizam o NFC, mas não contam com as mesmas bases de segurança e proteção de dados que um aplicativo financeiro (como o Google Wallet) possui. Esse smartcard pode, pelo menos, dar uma segurança extra para os usuários que pretendem pagar suas contas, ou salvar documentos importantes no smartphone todos os dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES