Número de lojas virtuais cresce 40% em 2020

A pandemia foi um dos impulsionadores

e-commerce | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de lojas virtuais no Brasil cresceu 40,7% de agosto de 2019 até agosto 2020. O e-commerce superou a marca de 1,3 milhão de sites, impulsionado pela pandemia que fez com que empreendedores recorressem à internet para continuar vendendo ou gerar novas fontes de renda. A notícia está no site G1.

É a maior aceleração do setor desde que a pesquisa foi iniciada, em 2015. No ano passado, o Brasil tinha 930 mil lojas online.

O crescimento foi registrado na 6ª edição do "Perfil do E-commerce Brasileiro", pesquisa realizada anualmente pelo PayPal, plataforma de pagamentos digitais, em parceria com a Big Data Corp e que reuniu dados da primeira semana de agosto de 2020.

"A pandemia refletiu a digitalização de uma série de empreendedores e consumidores. Usuários que tinham algum tipo de restrição, seja de segurança ou de comportamento, começaram a experimentar esse mundo digital", comentou Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil.

"Da outra ponta, os empreendedores que dependiam de um ponto físico tiveram que se adaptar para sobreviver", completou Chueiri.

Ainda assim, somente 8% do e-commerce tem presença física, o que aponta que muitas pessoas viram no e-commerce uma alternativa para gerar renda.

O crescimento do setor também é indicado pela maior fatia do e-commerce em relação ao total de sites brasileiros. As lojas virtuais já representam 8,48% dos sites – há cinco anos, esse número era de apenas 2,65%.

Não entram na conta as lojas em perfis que vendem em plataformas de marketplace, somente as com sites próprios.

O levantamento, no entanto, indica que 5,7% do e-commerce também recorre a perfis em marketplaces.

Os pequenos negócios representam fatia significativa do segmento e foram responsáveis por em grande parte pelo impulso: quase metade das lojas online (48,06%) faturam até R$ 250 mil por ano. Em 2019, 26,93% dos e-commerces eram de pequeno porte.

A maioria das lojas (55,68%) adotam meios eletrônicos de pagamento, incluindo carteiras virtuais, representando aumento de 5,4% em relação à pesquisa de 2019.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES