Tela azul: saiba o que causa e como resolver o erro do Windows

Isso acontece quando o programa detecta um erro do qual não pode se recuperar sem a perda de dados

A tradicional tela azul do Windows | Reprodução/Dell
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando o Windows trava e exibe a tela azul é sinal de que o sistema operacional "desligou" para tentar se recuperar de problemas relacionados a hardware ou software. Isso acontece quando o programa detecta um erro do qual não pode se recuperar sem a perda de dados, detecta pontos do sistema que foram corrompidos ou quando a falha no hardware não é recuperável. Ou seja, caso grave.

Como reparar o Windows 8 e corrigir erros que prejudicam o computador

Com a evolução do Windows, a tela azul da morte também se modificou. Do azul cor de caneta Bic e inúmeros códigos de erro nas versões até o Windows 7, passou a trazer um emoticon triste ? acompanhado da identificação do tipo de erro ? para informar que o PC foi desligado no Windows 8.

Nas versões 7 e 8 do sistema operacional da Microsoft, o procedimento para reparo após a tela azul é similar. Reunimos as soluções para orientá-lo sobre o que fazer quando a tela de erro aparecer no PC.

Segundo a Microsoft, é necessário observar se é possível ou não inicializar o sistema após travar.

1) Restaurar o sistema

Caso seja possível, a primeira orientação é desfazer alterações usando a ferramenta de restauração do sistema. Com ela é possível voltar atrás nas mudanças recentes e retirar arquivos que possam ter causado o problema.

Vale lembrar que a restauração não afeta arquivos como fotos, documentos ou e-mails. Para acioná-la clique no botão Iniciar, depois abra a caixa de pesquisa, digite "restauração do sistema" e nos resultados clique nesta opção. Depois, é só seguir as instruções. É necessário ter permissão de administrador.

2) Use a central de ações

Outra opção é usar a central de ações do Windows para verificar o relatório criado pelo sistema quando ocorrem problemas de software ou hardware. A central pode ser acessada pelo botão Iniciar. Acesse o Painel de Controle e, em Sistema e Segurança, clique em verificar o status do computador, depois em Manutenção. Escolha a opção "Procurar soluções para relatórios de problemas" e clique em "Procurar soluções". O Windows se encarregará de notificá-lo se houver alguma solução disponível para o problema do seu computador.

3) Windows Update

O usuário pode também verificar se existem atualizações recentes da Microsoft por meio do Windows Update. A ferramenta mantém o computador atualizado com as versões mais recentes dos drivers do sistema.

Para verificar as atualizações vá em Iniciar, digite "Update" na caixa de pesquisa e clique em "Windows Update". Depois clique em "Procurar Atualizações" e aguarde enquanto o sistema busca pelas versões recentes de drivers.

Ao receber a mensagem informando que atualizações opcionais estão disponíveis ou pedindo que as revise, clique na mensagem para ver e selecionar as modificações. Clique nas atualizações importantes para mais informações. Marque todos os updates que deseja instalar e clique em "OK". Uma caixa com os termos de licença aparecerá: aceite e conclua a ação.

4) Verifique drivers

Caso tenha instalado um dispositivo de hardware é necessário verificar se o driver é o mais recente. Vá no site do fabricante para localizar o arquivo referente ao novo equipamento. Como boa parte dos drivers se instalam sozinhos, é preciso apenas baixar o arquivo, dar um duplo clique e a instalação começa.

Se o driver baixado não instalar automaticamente, acione o gerenciador de dispositivos. Clique no botão Iniciar e acesse o painel de controle. Em "Sistema e Segurança", abra o "Gerenciador de Dispositivo". Na lista categorias de hardware, ache o dispositivo a ser atualizado e dê um duplo clique no nome dele. Na guia driver, clique em atualizar driver e siga as instruções.

5) Inicie o Windows em modo de segurança

Tente também iniciar o computador no modo de segurança. Se o PC tiver apenas um sistema operacional instalado, pressione a tecla F8 repetidamente enquanto a máquina reinicia o sistema. Lembre-se de fazer isso antes que o logotipo do Windows apareça. Se o computador tiver mais de um sistema instalado, use as teclas de direção para escolher qual o sistema operacional deseja iniciar em modo de segurança e só depois aperte repetidamente o F8. Na tela de opções de inicialização avançadas, escolha a opção de modo de segurança e aperte a tecla Enter. Faça login com uma conta que tenha atribuições de administrador.

6) Verifique HD e memória do PC

Verifique o disco rígido e a memória do computador, já que alguns erros podem ser causados por estes dispositivos. Para verificar a situação do disco rígido vá em Iniciar, e depois em "Computador". Com o botão direito do mouse clique na unidade a ser verificada e depois em Propriedades. Escolha a guia ferramentas, verificação de erros e clique em "Verificar Agora".

Para a correção automática selecione "Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente". Para verificação completa, selecione "Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los". Serão localizados e reparados erros físicos na unidade. A etapa demora um pouco para ser concluída. Tenha paciência.

A verificação de problemas de memória é feita por meio da "Ferramenta de Diagnóstico". Clique em Iniciar, vá até o Painel de Controle, digite memória na caixa de pesquisa e clique em "Diagnosticar problemas de memória do computador". Escolha quando executar o recurso. Se quiser fazer o processo imediatamente, salve os arquivos abertos, feche os programas em execução e reinicie o computador. A ferramenta será executada assim que o Windows for reiniciado novamente.

Alternativas mais difíceis

O Windows 7 também oferece opções para reverter alterações, reparar arquivos e restaurar o sistema a um backup anterior quando ocorrer a tela azul e o usuário não conseguir mais inicializar o programa. As orientações para restauração do sistema e inicialização em modo de segurança, comentadas acima, também podem ajudar neste caso. Além delas, há mais três opções: reparar a inicialização; backup de imagem do sistema ou, mais drástica, reinstalar o Windows.

7) Reparo de inicialização

A primeira é o uso do reparo de inicialização para detectar e corrigir problemas que possam impedir que o Windows inicie. O recurso inicia automaticamente se forem detectados problemas, mas também pode ser executado manualmente. Para isso, remova CDs, DVDs e reinicie o computador. Pressione F8 repetidamente enquanto o computador reinicia. Faça isso antes que o logotipo do Windows apareça.

Se o computador tiver mais de um sistema instalado, use as teclas de direção para escolher qual o sistema operacional deseja reparar e só depois aperte repetidamente o F8. Na tela de opções de inicialização avançadas, escolha a opção reparar o computador e aperte a tecla Enter. Selecione uma opção de teclado e clique em avançar. No menu opções de recuperação dos sistema clique em reparo de inicialização e siga as instruções.

8) Restauração com backup de imagem

Para restaurar o computador usando um backup de imagem, é preciso ter criado a imagem do sistema anteriormente para usar a opção. Remova CDs e DVDs do computador e reinicie a máquina apertando repetidamente o F8. Vá até a tela de opções de inicialização avançadas, escolha Reparar o computador pressione enter. Selecione um layout de teclado, clique em avançar e vá até o menu opções de recuperação do sistema. Clique em recuperação da imagem do sistema e siga as instruções.

9) Reinstale o Windows

A opção mais drástica caso nenhuma das opções acima funcione ou esteja disponível é reinstalar o Windows do zero. A nova formatação pode ser feita com pen drive USB ou CD de instalação do software.

10) Correções no Windows 8

Apesar de serem sistemas diferentes, as orientações para resolução dos problemas com a tela azul no Windows 7 também servem para as versões 8, 8.1 e RT 8.1. Nas versões mais novas, a Microsoft aconselha o usuário a obter as atualizações mais recentes com o tradicional Windows Update.

Caso sejam encontradas atualizações, selecione a opção correspondente para instalar. Leia os termos da licença, aceite e clique em concluir se o update exigir. O sistema vai avisar quando as modificações forem instaladas.

É possível, ainda, restaurar o Windows 8 e seus irmãos para um determinado momento do passado na ferramenta de ponto de restauração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES