O que é WhatsApp Delta? Conheça os recursos e os riscos

Esse APK não-oficial promete liberar recursos extras no mensageiro original

Whatsapp | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O WhatsApp Delta é uma versão modificada do WhatsApp. Esse APK não-oficial promete liberar recursos extras no mensageiro original, mas seu download é feito em lojas de terceiros ou em sites desconhecidos, o que é potencialmente perigoso.

Além disso, o uso de plataformas alternativas que copiam o código-fonte oficial do mensageiro vai contra os termos e condições de uso do app. Por essa razão, usuários dessas plataformas "clonadas" podem ter a conta do WhatsApp banida para sempre.

WhatsApp Beta é uma versão não-oficial que promete liberar recursos no mensageiro (Foto: Reprodução)

A seguir, você pode conferir o que é a modificação, como ela funciona, quais recursos oferece e por que ela é perigosa.

Vale lembrar que o mod de WhatsApp só pode ser baixado no Android, já que as diretrizes de segurança da Apple impedem downloads de aplicativos de fontes não-oficiais no iPhone (iOS).

1. O que é o WhatsApp Delta?

O WhatsApp Delta é uma modificação não-oficial do WhatsApp — ou seja, é uma espécie de "clone" do mensageiro original, que oferece uma série de recursos extras para chamar a atenção de usuários.

O APK foi inspirado em outra modificação não-oficial do mensageiro, o GB WhatsApp, que ficou conhecida também por disponibilizar novas funcionalidades no app de mensagens.

À primeira vista, o APK pode parecer interessante, já que ele desbloqueia diversas funções no mensageiro. Com a versão modificada, usuários podem customizar e personalizar o WhatsApp, modificando as cores e fontes do tema padrão do mensageiro.

A interface do aplicativo — que pode ficar similar ao Messenger do Facebook, por exemplo — também é modificável com o mod. O APK permite trocar até a cor do ícone do WhatsApp, e também aumenta os limites de tamanho para envios de fotos, áudios e vídeos pelo app.

No entanto, o download do WhatsApp Delta requer uma modificação de segurança no smartphone. Desse modo, usuários que optarem por baixar a versão não-oficial do mensageiro precisam permitir "instalar apps de fontes desconhecidas".

Essa ação pode implicar em potenciais riscos à segurança do smartphone, já que não é possível garantir que o mod esteja hospedado em um servidor seguro.

Na prática, ao habilitar downloads de fontes desconhecidas, usuários podem facilitar a infecção de malwares ou vírus no dispositivo, o que pode levar a problemas mais graves, como golpes potenciais.

2. Como funciona?

Como o WhatsApp Delta usa o mesmo código-fonte do mensageiro original, acaba funcionando de maneira muito similar ao WhatsApp oficial. É por esse motivo, por exemplo, que a troca de mensagens entre usuários do APK modificado é possível.

Ao baixar o mensageiro não-oficial, o APK acessa a lista de contatos do usuário e, assim, possibilita iniciar conversas mesmo com quem não tem a modificação instalada no celular.

A diferença entre os dois mensageiros se dá principalmente nos recursos extras que o APK oferece. Enquanto o mensageiro de propriedade do Facebook é conhecido por ser um app de fácil usabilidade, com design limpo e sem muitos recursos que possam confundir usuários, o WhatsApp Delta reúne uma série de funcionalidades adicionais.

A principal delas é a customização, que permite escolher entre temas claro, escuro e transparente. Também é possível adicionar diferentes temas e até mesmo modificar a cor padrão do mensageiro, substituindo o verde tradicional do ícone do WhatsApp.

O APK chama a atenção principalmente porque disponibiliza funções que muitas vezes são desejadas por usuários.

As promessas de permitir visualizar conteúdos apagados, enviar fotos sem renderização e até aumentar o limite de tempo para os vídeos do WhatsApp Status podem soar atraentes, mas o potencial risco de baixar o APK pode trazer dores de cabeça.

3. Quais os riscos?

Há uma série de riscos associados ao uso do WhatsApp Delta. Como o app não é oficial, a ferramenta pode fazer com que sua conta seja banida permanentemente do mensageiro, já que a modificação viola os termos de serviço do WhatsApp original.

Além disso, a aplicação "clonada" fica hospedada em servidores de fora da Play Store e, por isso, não é possível determinar se é segura, já que não passa pelos critérios adotados pela loja oficial do Android.

Nesse sentido, os potenciais riscos de baixar APKs de fontes não-oficiais implicam em facilitar a infecção por vírus, malwares, spywares e adwares no celular.

Isso porque, com a permissão cedida ao APK, brechas de segurança podem ser exploradas, e as aplicações podem vir acompanhadas dos softwares maliciosos. Também é possível que hajam permissões excessivas, o que pode comprometer a privacidade dos usuários.

Outro ponto importante a se destacar é que, por ser uma modificação do app original, é possível que as conversas trocadas pela plataforma não possuam a criptografia do aplicativo original, o que também compromete a segurança de quem usa o APK.

Embora o WhatsApp Delta afirme possuir uma função "anti-banimento", não é possível comprovar isso, já que o uso de qualquer modificação do WhatsApp viola os termos de uso do mensageiro e é o suficiente para provocar a expulsão definitiva da plataforma.

4. Qual é a diferença entre o WhatsApp Delta e o GB WhatsApp?

O GB WhatsApp e o WhatsApp Delta são mensageiros não-oficiais baseados no aplicativo de mensagens de propriedade do Facebook.

É importante frisar que utilizar qualquer um dos dois APKs é potencialmente perigoso, já que ambos violam os termos e condições de uso do mensageiro original.

A diferença entre eles é que o WhatsApp Delta é a modificação do GB WhatsApp — ou seja, o Delta oferece ainda mais recursos em relação ao GB, já que é baseado no "clone" do WhatsApp. Na prática, é como se o WhatsApp Delta fosse a modificação da modificação.

Devido aos potenciais riscos, o uso de qualquer uma das plataformas não é indicado. Por isso, o próprio WhatsApp desencoraja as modificações.

Desse modo, caso tenha o WhatsApp Delta ou GB WhatsApp instalado em seu celular, o ideal é migrar novamente para o aplicativo oficial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES