Opera apresenta o Opera Max; o app que economiza o seu plano de dados

O Opera Max é o app da Opera que economiza o seu plano de dados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Famoso pelo seu navegador capaz de reduzir o consumo de dados em até 90%, a Opera lançou no MWC 2014 o aplicativo Opera Max. Desta vez, o app da empresa vai além dos sites, prometendo processar e reduzir todo o tráfego de dados gerado por quaisquer apps instalados em seu dispositivo.

Para que isso seja possível, a Opera investiu em processamento remoto, com novos servidores capazes de fazer todo o carregamento das páginas antes mesmo dele chegar ao seu smartphone. Assim, em vez de gastar bateria e tráfego tentando carregar um vídeo, o Opera Max faz isso em seus servidores e já te entrega tudo pronto e mastigado.

O programa é ideal para quem tem o hábito de assistir a vídeos e navegar em redes de fotos via 3G e 4G. Vídeos e fotos são os grandes vilões de consumo de dados, e o Opera Max promete contornar isso de maneira muito simples: ele analisa a necessidade e a banda do usuário e adapta o vídeo ao celular. Há perda de qualidade, que deve ser mais sentida pelos donos de smartphones Full HD; como essa ainda é uma realidade de um número restrito de usuários, as vantagens são grandes para a maioria.

Nos testes que o TechTudo conferiu de perto, o Opera Max foi capaz de reduzir ao menos 30% do tráfego de dados no carregamento de vídeos do VeVo. Há ainda um histórico de uso do Opera Max, que detalha os dados consumidos durante o período de uso por cada aplicativo, além da quantidade de MB economizados no processo.

Um outro detalhe do programa é que ele não é capaz de fazer absolutamente nada se a comunicação estiver criptografada, como acontece em apps como o Facebook. "Se a conexão estiver protegida, ela nem chega aos nossos servidores. Só processamos o que está sem criptografia", contou o diretor de comunicações Pal Unanue-Zahl.

A criptografia nos leva a uma nova questão: afinal, com o app, a Opera passa a ter acesso a todo seu comportamento online - o que você lê, o que você assiste e o que escuta. Apesar disso, o gerente de vendas da América Latina da Opera, Paulo Gorab, garante que o aplicativo é seguro. "A Opera recebe os dados do usuário e os identifica por um código interno. Temos o histórico de navegação - tudo passa pelos nossos servidores -, mas não a identidade do usuário."

O aplicativo já pode ser baixado no Play Store, mas ainda está em versão Beta. De acordo com Paulo, ainda não há previsão para o lançamento da versão final. A novidade é restrita para donos de smartphones e tablets Android.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES