Samsung é acusada de “sabotar” os testes do Galaxy S4, diz site

Samsung Galaxy S4 é um ótimo aparelho, mas parece melhor do que realmente é

Galaxy S4 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Samsung é acusada de alterar os resultados dos testes de desempenho do Galaxy S4. Segundo o site Anandtech, o gadget apresenta níveis de performance alterados quando posto à prova em aplicações de benchmark de dispositivos Android. O caso é notado principalmente nos aparelhos com o processador octa-core Exynos 5 Octa, e estaria sendo usado para promover o smartphone.

De acordo com uma investigação do site AnandTech, o processador do Galaxy S4 apresenta um desempenho melhor do que o normal, comparado às tarefas do dia a dia. A alteração seria uma espécie de overclock para tornar a placa gráfica ainda mais poderosa quando executada em aplicativos como o GLBenchmark, o AnTuTu e o Quadrant - famosos apps de teste de desempenho.

Reconhecendo o uso desses aplicativos, o Galaxy S4 rodaria a 533 MHz, conseguindo um desempenho muito melhor do que em qualquer outro programa. Quando o S4 executa um aplicativo ou game comum, entretanto, a GPU trabalha, no máximo, a 480 MHz. De acordo com o estudo do AnandTech, a melhoria que pode ser garantida com esta alteração de frequência é de quase 11%. O curioso desta acusação é que o overclock é notado no app GLBenchmark 2.5.1, mas não em sua versão mais recente, a 2.7.0 (agora, também, com outro nome: GFXBench).

Além da melhoria na GPU, outra ?fraude? é notada no desempenho do CPU, tanto nos modelos equipados com processador Exynos quanto nos modelos com Snapdragon (modelo octa-core e com 4G, respectivamente). Nos testes, o comportamento do processador é ?travado? em seu máximo, ao invés de variar, como acontece normalmente.

Há uma diferença, no entanto, em relação à questão da GPU: o processador pode, de faot, chegar a esta frequência durante a utilização regular do aparelho. A maior polêmica, entretanto, diz respeito ao clock da GPU, que não é "turbinado" em nenhum aplicativo que não os de testes de benchmark.

Para averiguar a questão, o AnandTech achou no código de desempenho do celular uma linha chamada ?BenchmarkBooster?. Nesta fração do código, há diversas referências a um suposto modo de melhorias, justamente para quando programas como o Quadrant, o Benchmark Pi e o AnTuTu forem acionados no smartphone.

A Samsung ainda não se pronunciou sobre o caso, mas quem está se dando mal são as empresas donas dos testes de desempenho. Com esta polêmica, muitos especialistas começaram a duvidar da legitimidade destas aplicações. Além disso, cogita-se a possibilidade de a Samsung não ser a única fabricante a fazer isso para promover seus smartphones.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES