PI: Usuários pré-pagos devem atualizar cadastro na Anatel até dia 18

Anatel lança em janeiro de 2020 portal de consulta pelo CPF. Objetivo da ferramenta é permitir que usuários verifiquem se há linhas fraudulentas em seus nomes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

s consumidores de linhas móveis pré-pagas em 17 estados, incluindo o Piauí, têm até o dia 18 de novembro para recadastrar e atualizar seus dados, sob risco de bloqueio do serviço. É o que prevê campanha lançada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e seis operadoras para combater irregularidades nos cadastros de forma a prevenir prática de crimes com o uso da telefonia dos aparelhos. As informações são do Tele Síntese.

Trata-se da terceira fase preparativa ao lançamento, em 6 de janeiro de 2020, do Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas, cujo endereço   cadastropre.com.br está em construção e será finalizado amanhã, 6. Com essa ferramenta, os consumidores poderão verificar a existência de linhas móveis pré-pagas ativas cadastradas em seu CPF, em cada prestadora, de modo a evitar a ocorrência de fraudes com linhas a eles associadas indevidamente.

A exigência vale para os moradores de cidades dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo.

Nas duas etapas anteriores, realizadas de 2 de setembro a 15 de outubro, foram bloqueadas 45 mil de um total de 35 milhões de linhas em 11 Estados.  Atualmente, o serviço contabiliza 122,3 milhões de linhas. Essa é uma das soluções apresentadas pelas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, no Plano de Ação Setorial aprovado pela Anatel no âmbito do Projeto Cadastro Pré-Pago.

Caberá a seis operadoras notificar os usuários de pacotes pré-pagos com pendências cadastrais por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. As operadoras também disponibilizaram canais de atendimento para fornecer mais informações sobre o recadastramento, como páginas específicas nos sites.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES