Prestes a “morrer”, Windows XP ganha participação de mercado

O Windows XP já tem data marcada para “morrer”

Tela do Windows XP | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Windows XP já tem data marcada para "morrer". Isso deve acontecer em 8 de abril, quando a Microsoft deixará de oferecer suporte ao sistema operacional. Isso não significa que as pessoas estão deixando de usá-lo, como mostra a pesquisa do mês de janeiro da Net Applications. Pelo contrário: está crescendo.

O ganho não é muito grande, é verdade, mas é curioso perceber como o software continua popular mesmo sendo lançado há 13 anos. Em dezembro, a participação de mercado do XP era de 28,98% e deu um leve salto para 29,23% em janeiro.

Contudo, nem tudo são notícias ruins para a Microsoft, que obviamente prefere que as pessoas utilizem seus produtos mais novos. O Windows 8.1 também ganhou participação no mês passado e superou o Vista. A nova versão do sistema saltou de 3,6% em dezembro para 3,95% em janeiro (se tornando o 4º sistema mais usado no mundo), enquanto o Vista caiu de 3,61% para 3,3%.

Já o Windows 8, que deve cair em desuso em breve já que a versão 8.1 é mais atualizada e o update é gratuito, teve sua participação reduzida. Houve uma queda de 6,89% para 6,63%.

A soma da dupla Windows 8 e 8.1 se manteve praticamente estável em relação ao mês anterior, aumentando de 10,49% para 10,58%. Ainda ficam muito atrás do Windows 7 que tem 47,49% do mercado, uma leve queda em relação ao mês passado, quando marcava 47,52%.

O ritmo de adoção do Windows 8/8.1 também é muito mais lento do que o do Windows 7, lançado em 2009. Um mês após o lançamento o W7 já tinha 17% do mercado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES