Primeira americana no espaço alcança o ponto mais profundo do oceano

O passeio a 11 mil metros de profundidade no oceano Pacífico durou cerca de uma hora e meia

Americana | Enrique Alvarez
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira astronauta americana a andar no espaço conseguiu mais um feito no último domingo (7). Kathy Sullivan, de 68 anos, tornou-se a primeira mulher a alcançar o ponto mais profundo do oceano, o chamado “Challenger Deep”. A notícia está no site Olhar Digital.

A astronauta e oceanógrafa esteve acompanhada de Victor Vescovo, um explorador que financiou a missão. O passeio a 11 mil metros de profundidade no oceano Pacífico durou cerca de uma hora e meia. A dupla levou quase quatro horas para voltar à superfície.

Enrique Alvarez 

Ao retornar ao navio, Sullivan e Vescovo entraram em contato com um grupo de astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) para comentar o sucesso da missão marítima.

As informações foram divulgadas na segunda-feira (8), pela EYOS Expeditions, empresa que coordenou a logística da missão. 

Primeira americana a andar no espaço

Em 1978, Sullivan ingressou na Nasa como parte do primeiro grupo de astronautas dos EUA a incluir mulheres. Em 11 de outubro de 1984, ela se tornou a primeira mulher americana a andar no espaço. Mais tarde, tornou-se administradora da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA. 

O fascínio de Sullivan pelo oceano é de longa data - antes de se tornar astronauta, ela participou de uma das primeiras tentativas de usar um submersível para estudar os processos vulcânicos responsáveis por formar a crosta oceânica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES