Quase metade da indústria eletroeletrônica paralisa por Covid-19

Desde fevereiro, a indústria eletroeletrônica brasileira sofre com o coronavírus

Indústria | iStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde fevereiro, a indústria eletroeletrônica brasileira sofre com o coronavírus, mesmo antes de a doença desembarcar no país. Agora que a crise na saúde nacional começou a mostrar sua cara no Brasil, a situação começou a se agravar, como aponta um novo levantamento publicado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). A notícia está no site Olhar Digital.

Segundo a pesquisa, que levou em consideração 60 das empresas vinculadas à associação, 97% das companhias do setor percebem efeitos negativos da pandemia em seus negócios. Entre os entrevistados, 54% notaram impactos intensos, enquanto 43% apontaram efeitos apenas moderados, enquanto os 3% restantes não percebeu nenhuma alteração negativa.

Os levantamentos da Abinee têm relatado um agravamento da situação do setor produtivo eletroeletrônico. A primeira pesquisa, de fevereiro, notava que apenas 4% das empresas apresentavam algum tipo de paralisação (parcial ou total), culpando principalmente a dificuldade em obter componentes na China. Nas pesquisas seguintes, houve um aumento para 6% (6 de março) e 24% (25 de março). Hoje o número já é muito mais alto: 47% já têm algum tipo de interrupção na produção.

Além das empresas com interrupções nas linhas de montagem, também há 5% das companhias que ainda não pararam, mas já têm uma data definida para isso. Outros 36% não têm qualquer plano imediato, mas podem rever essa decisão se a situação se prolongar por muito tempo.

Uma das principais dificuldades que o setor tem enfrentado durante a pandemia continua sendo a obtenção de componentes para montar os produtos finalizados no Brasil. Mais da metade (58%) aponta a dificuldade em receber os insumos, e o problema não é mais apenas na China. Outros países da Ásia e da Europa, que enfrentam seus próprios problemas locais com a Covid-19, com políticas de isolamento que afetam a produção das peças de que o Brasil precisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES