Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Robô alimentado por IA prepara e serve cachorros-quentes

O segredo por trás do sucesso dessa empreitada está na simplicidade da linguagem desenvolvida pela equipe

Compartilhe

Embora seja uma tarefa fácil para um ser humano, treinar robôs para preparar e servir alimentos é ainda algo muito difícil, pois exige delicadeza e uma expertise que aprendemos ao longo do tempo. Agora, contudo, pesquisadores da Universidade de Boston desenvolveram um autômato com uma inteligência artificial (IA) que consegue pegar uma salsicha, colocar na grelha, deixar cozinhar no tempo certo, posicionar no pão, inserir ao menos um condimento e oferecer o cachorro-quente de forma gentil. A notícia está no site Canaltech.

Reprodução

Os cientistas utilizaram um sistema de tentativa e erro conhecido como Aprendizado por Reforço (RL, na sigla em inglês) e conseguiram melhorar as ações a cada nova análise. A IA foi testada em simulações de computador antes da operação com braços robóticos e conseguiu chegar a um status “autoconsciente”, ou seja, capaz de compreender onde estão os erros e iniciar novamente, até que o objetivo seja alcançado.

O segredo por trás do sucesso dessa empreitada está na simplicidade da linguagem desenvolvida pela equipe, que conseguiu assim dividir cada parte da tarefa em ações menores. Dessa forma, foi possível prever vários cenários em sequências curtas, a exemplo de “eventualmente ligue a churrasqueira, depois escolha a salsicha e coloque-a na churrasqueira”. Limitando as possibilidades da IA, foi mais fácil chegar aos resultados desejados.



Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar