Robô promete mais precisão na coleta de sangue

O objetivo é que o robô seja útil em situações em que as veias não estejam visíveis

Sangue | DR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tirar sangue pode ser um processo assustador para algumas pessoas. Além do medo de agulhas, está sempre presente a possibilidade de os profissionais de saúde não encontrarem a veia com facilidade e ter que realizar mais tentativas.

 

Um robô desenvolvido pela Universidade de Rutgers e pelo Hospital de Mount Sinai, nos EUA, pretende oferecer uma maior precisão e ajudar a reduzir problemas como infecções ou tromboses. O objetivo é que o robô seja útil em situações em que as veias não estejam visíveis ou sejam de difícil localização, colocando de parte a necessidade de recorrer a equipamento extra para esta tarefa. A notícia está no site Notícias ao Minuto.

DR

Nos testes, o robô em questão - que ainda está em fase de protótipo - conseguiu uma taxa de sucesso de 87% em 31 participantes. Verificou-se ainda que os profissionais de saúde falharam entre 27% e 60% das vezes ao inserir tentar corretamente a agulha em pacientes com veias de difícil acesso.

“Um dispositivo como o nosso poderá ajudar os clínicos a reunir amostras de sangue de forma mais rápida, segura e confiável, prevenindo complicações desnecessárias e dor para os pacientes em caso de múltiplas tentativas de introdução de agulhas”, diz a pesquisa de autoria de Josh Leipheimer partilhada pelo World Scientific. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES