Robôs são usados na triagem de pacientes com Covid-19

Todo o procedimento é feito de maneira remota, com a presença de um iPad e um rádio bidirecional

Robô | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Boston Dynamics, famosa fabricante de robôs, anunciou que seu projeto mais curioso, o quadrúpede Spot, está em uso em um hospital de Boston ajudando no tratamento do novo coronavírus. A notícia está no site Olhar Digital.

O Brigham and Women’s Hospital, da Universidade de Harvard, utiliza a criação para realizar a triagem remota de pacientes com suspeita da Covid-19. Todo o procedimento é feito de maneira remota, com a presença de um iPad e um rádio bidirecional acoplado às costas do robô.

Reprodução / Boston Dynamics

A presença desses dispositivos faz com que os médicos possam conversar com os pacientes de longe. A Boston Dynamics afirma que até "de suas próprias casas". Com isso, é possível que informações e cuidados sejam passados para os indivíduos sem intervenção humana. 

A telemedicina representa um papel muito importante no contexto do novo coronavírus. Por meio da tecnologia, é possível reduzir o contato entre o profissional e aqueles que podem transmitir a doença. O conceito geral é simples: o uso de robôs diminui o contato, principal maneira de transmissão do vírus.

O próximo passo da empresa é ajudar outros lugares na implantação do mesmo sistema.Para isso, eles informam que vão fornecer o código do hardware e software que estão utilizando. O objetivo é que outros hospitais e fabricantes possam seguir com a ideia de atendimento remoto.

Projetos seguintes

A Boston Dynamics disse que não quer parar na telemedicina. Em vez disso, a empresa afirma que procura maneiras de tornar o robô Spot ainda mais ativo e essencial na luta contra o novo coronavírus.

Eles investigam uma maneira em que o robô possa executar tarefas mais complexas, como verificação de temperatura corpora e cálculo da taxa respiratória dos pacientes, tudo isso usando a tecnologia de câmera térmica.

Além disso, a ideia é fazer com que o Spot possa ser usado para desinfetar áreas em que pacientes contaminados estiveram O processo seria todo realizada com luz ultravioleta.

Em iniciativa semelhante, alguns hospitais da China usam máquinas da empresa UVD Robots para o mesmo fim. No Brasil, a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos vai utilizar rodos equipados com luz ultravioleta para descontaminação de superfícies.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES