Saiba como garantir privacidade no MSN

Hoje a coluna responde dúvidas sobre privacidade

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Chegamos ao último pacotão de segurança de outubro. Hoje a coluna responde dúvidas sobre privacidade: há alguma maneira de impedir a gravação de conversas em mensagem instantânea? Pode um vírus espionar o usuário pela webcam? Também é tratada questão sobre o envio de e-mails a contatos infectados e permissão para leitura de códigos fonte. Confira!

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

>>> Impedir gravação de conversas

Gostaria de tirar uma dúvida: existe alguma tecnologia ou técnica, atualmente, para evitar que um contato (de programas de mensagens instantâneas) salve conversas sem sua permissão?

O grande trunfo da era digital é a capacidade de copiar ou replicar um conteúdo infinitamente sem que ele perca nenhuma informação e qualidade. Se alguém recebe algo, e lê algo, ele pode ser armazenado e consultado futuramente.

Essa é a mesma guerra que travam os recursos antipirataria de jogos, filmes e músicas, por exemplo. E, embora eles tenham conseguido dificultar as cópias, não conseguem impossibilitá-las.

Usando um pouco de criatividade, eu poderia sugerir, por exemplo, algum software (imaginário, pois desconheço) que use os emoticons personalizados do MSN para transformar todo o texto em imagens de caracteres irregulares. Isso dificultaria a pesquisa no conteúdo. Mas nada impede que o destinatário grave todas as imagens e as consulte.

Em outras palavras, talvez tenha como dificultar, mas impedir ? impossível. Na pior das situações, o interessado pode tirar screenshots, ou mesmo fotos, da tela do computador.

Esse é o lado técnico. Legalmente, a questão é diferente e controversa. Há vários fatores envolvidos, e a análise precisa ser feita caso a caso.

>>> Espionagem por webcam

Eu uso com frequência MSN. Estou preocupada, pois desconfio que a minha webcam está sendo ligada sem o meu consentimento, tipo espionando. Será que tem como isto acontecer? Existe alguma forma de abrirem sua webcam sem sua autorização? Eu faço muitas conferências com minha irmã nos EUA.

Rosana Vanelis

Sim, é possível. De fato, existem cavalos de troia que são capazes de ligar e monitorar a webcam.

No entanto, é importante entender que grande maioria dos crimes na web ocorre em uma escala tão grande que fica impossível aos criminosos monitorarem a webcam de cada usuário infectado. As pragas que possuem esse tipo de função, por sua vez, são destinadas a usos e alvos bem específicos, ou seja, provavelmente seja algum adolescente sem muito o que fazer ou, no máximo, alguém que tenha algo pessoal contra a vítima. Exceto, claro, se você for uma pessoa muito importante e que mereça ser alvo de espionagem industrial.

Mas vale deixar claro que isso não é comum ao ponto que valeria a pena entrar em pânico. Muitas webcams dão algum tipo de sinal quando estão ligadas. Procure observar isso. No mais, os códigos maliciosos que realizam esse tipo de operação são alvos fáceis para os antivírus na maioria dos casos, exceto se o invasor for realmente competente.

>>> E-mail para contato infectado

O que acontece quando mandamos um e-mail para uma pessoa que está com o e-mail infectado?

Anderson - BA

Geralmente não é o ?e-mail? da pessoa que está infectado e sim o computador. O protocolo responsável pelo envio de e-mails (chamado de SMTP ? Simple Mail Transfer Protocol) não realiza, por conta própria, nenhuma verificação de origem. Em outras palavras, qualquer pessoa consegue enviar uma mensagem de e-mail como se fosse outra.

Isso significa que criminosos podem enviar e-mails infectados a partir de qualquer endereço. Ou seja, se você recebe um e-mail infectado a partir do endereço de um conhecido, isso não significa que ele está necessariamente infectado.

Se um contato seu está realmente com o computador infectado com uma praga que se dissemina por correio eletrônico, é possível que o vírus realize uma coleta do seu endereço de e-mail e o envie ao criador do vírus.

É importante ter em mente que essa coleta de e-mails ocorre em uma escala muito grande. Endereços são coletados em sites de internet, por exemplo. E todas as mensagens que a pessoa já leu e estão armazenadas no computador também serão processadas pelo vírus para capturar os endereços. A partir disso são criadas listas de e-mail, usadas não apenas para o envio de códigos maliciosos, mas em campanhas de marketing por e-mail indesejado (spam).

Em outras palavras, não vale a pena deixar de mandar um e-mail ? ou mesmo pensar sobre isso ? simplesmente porque existe alguma suspeita de que o contato esteja com algum vírus.

>>> Leitura de código fonte

Eu queria saber se ler código fonte é crime? Eu acho que se está aqui na página do site, nós curiosos temos o direito de olhar ou ler.

Vencedor

Depende do código fonte. Parece que você está perguntando sobre o código fonte de sites na internet. Esses sempre podem ser lidos sem nenhum problema, porque o site que se vê nada mais é do que a interpretação que o navegador fez do código da página. A web funciona dessa forma e não existe maneira de desenvolver um site sem expor o código fonte (exceto no caso de outras tecnologias, como Flash).

No caso de códigos fontes de programas, existem os softwares de código aberto (open source). O código fonte deles está livremente disponível e é fácil de obter.

Para outros softwares, a licença pode impedir você de tentar obter o código por meio de técnica de engenharia reversa, por exemplo. Isso nunca foi testado nos tribunais, no entanto. Mas mesmo os programas da Microsoft, por exemplo, que possuem código fechado, têm parte dos seus códigos disponíveis para parceiros e instituições de ensino.

De modo geral, é uma questão de se ter a permissão do desenvolvedor para ler o código. No caso de páginas web, a permissão do dono do site é irrelevante, porque o código e a página são indissociáveis.

Vale deixar claro, no entanto, que a leitura de código é diferente da cópia dele. Código copiado sem autorização, mesmo com atribuição, pode ser ilícito.

A coluna Segurança para o PC de hoje fica por aqui. Volto na sexta-feira com os principais fatos sobre segurança da informação desta semana. Se você tem alguma dúvida, crítica ou sugestão de pauta, utilize a área de comentários, logo abaixo. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras. Até a próxima!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES