Saiba como proteger suas contas no Gmail, Facebook e Twitter

Leias essas dicas preciosas, passo a passo, para se proteger na Web.

Proteja-se de hackers. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sua primeira missão para hoje é: Configurar a autenticação de dois fatores para o Google. Para fazer isso, você precisa ir em "Configurações do Gmail" (que é o ícone que se parece com uma pequena engrenagem no canto superior direito da caixa de entrada).

Então:

1 - Selecione "Configurações" e, em seguida, a aba "Contas e importação";

2- Em "Alterar configurações da conta" selecione "Outras configurações da Conta do Google";

3 - Isso levará você para uma página Web para suas contas. Selecione "Segurança" no menu do lado esquerdo. Pode ser que sua senha seja solicitada novamente;

4 - Em "Verificação em duas etapas" você vai ver "Status: desativado". Clique no botão "Editar" ao lado. Isso o levará a uma página do assistente que o guiará através do processo para ter um código de verificação de seis dígitos que lhe será enviado por mensagem de texto ou uma chamada robô.

Depois de configurar o telefone você receberá um código, que deve ser digitado caixa indicada e pronto, seu e-mail está configurado.

Evidentemente, isso não é tão fácil como simplesmente usar uma senha. Você terá que realizar o mesmo procedimento para cada dispositivo e cada aplicativo em que você utiliza o seu login do Gmail, e todos esses dispositivos e apps não funcionam exatamente da mesma maneira.

Por exemplo, eu era capaz de fazer login no Gmail usando um PIN no meu desktop, laptop e iPad, mas não no meu tablet Android ou smartphone Windows. Para esses, eu tive que configurar códigos de utilização única que parecem com algo como: fztz dgpm oxfi uthb.

Para isso, você precisa voltar para a página de segurança de contas e selecionar o botão "Editar" ao lado de "Autorizar aplicativos e sites" para configurar senhas descartáveis. Você também pode usar essa ferramenta para gerenciar sua lista de dispositivos confiáveis ​​e apps, e revogar o acesso a eles a qualquer momento.

E quanto ao Facebook?

Nele você também pode reforçar as configurações de segurança com autenticação de dois fatores. Isso fará com que você digite um código semelhante ao SMS sempre que você entrar na página da rede social a partir de um novo dispositivo. O procedimento para configuração é parecido com o do Gmail:

1 - Vá para "Configurações da Conta" no seu Facebook (para acessar essa página basta clicar na seta desenhada para baixo, localizada no canto superior direito da página, ao lado de "Página inicial");

2 - Selecione "Segurança" no menu à esquerda;

3 - Em "Aprovações de Login", clique em "Editar" e marque a caixa para a verificação (veja abaixo). Talvez você tenha que ajustar as configurações do seu navegador para acomodar o cookie que o Facebook quer depositar.

4 - Na caixa de diálogo que aparece, clique em "Configurar agora". Pode ser que a sua senha seja solicitada novamente e que seja pedido o número do seu celular - caso você ainda não o tenha fornecido;

5 - Clique em Continuar. Se você tiver feito o processo corretamente, você deve receber um PIN de seis caracteres. Entre com ele e o nome do seu dispositivo nas caixas de diálogo que aparecem.

Assim como o Google, isso não vai funcionar com qualquer dispositivo ou aplicativo que suporta Facebook (como Xbox ou Skype). Então, novamente, você terá que gerar uma senha descartável para cada aplicativo - o qual você pode configurar por meio da mesma caixa de diálogo "Configurações de Segurança".

Twitter

O Twitter não oferece autenticação de dois fatores neste momento. Mas você pode tornar mais difícil para crackers redefinirem sua senha alterando uma configuração no seu perfil a qual exigirá que você forneça informações adicionais, tais como um endereço de e-mail ou número de telefone, ao solicitar uma nova senha.

De sua página de perfil no Twitter, clique em "Editar seu perfil". Em seguida, clique "conta" no menu do lado esquerdo, vá até o final da página, e marque na caixa ao lado de "Pedir informação pessoal para redefinir minha senha".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES