Saiba quem são os verdadeiros donos do app Telegram, o rival do WhatsApp

Pavel Durov é criador da maior rede social da Russia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Telegram, um dos aplicativos de mensagens mais baixados desde que o Facebook anunciou a compra do WhatsApp Messenger e o líder começou a sofrer com instabilidades, foi desenvolvido pelos irmãos Pavel e Nikolai Durov. Apesar de a dupla - e alguns dos desenvolvedores ? ser russa, a aplicação não está ligada ao país legal ou fiscamente. A sede é baseada em Berlim, na Alemanha.

Para encerrar com rumores que crescem nos comentários do aplicativo no Google Play Store (Android) de que o Telegram foi criado por funcionários do Facebook, que está em posse de outra gigante, ou ainda que pode ser vendido em breve, conheça a origem do famoso aplicativo.

O emprasário Pavel Durov é o responsável pelo suporte financeiro e ideológico do Telegram. Já o matemático e programador Nikolai ficou responsável pela tecnologia do programa, desenvolvendo um protocolo de dados feito sob encomenda, que seria aberto, seguro e otimizado para trabalhar com múltiplos centros de dados, rendendo um sistema rápido e seguro de envio de mensagens em massa.

Em novembro de 2013, Pavel, de 29 anos, o mais popular dos irmãos, saiu em várias publicações como ?o Mark Zuckerberg da Russia?, por ter criado a maior rede social do país e segunda maior da Europa, a VKontakt (vk.com). Fã da trilogia ?Matrix?, o rapaz é considerado reservado e misterioso.

Sem anúncios

Durante a Global Mobile Internet Conference, realizada em outubro de 2013, em São Francisco, Pavel falou sobre o Telegram. De acordo com ele, o aplicativo não foi desenvolvido para ser uma máquina de fazer dinheiro e que a marca foi registrada como uma organização sem fins lucrativos.

?Telegram não se destina a trazer receita. Ele nunca vai vender anúncios ou aceitar investimento externo" disse. O jovem executivo afirmou ainda que o Telegram jamais será vendido a empresas maiores. "(OTelegram) também não pode ser vendido. Nós não estamos construindo uma ?base de usuários?, estamos construindo um mensageiro para o povo?, completou.

A dupla lançou o Telegram para iPhone (iOS 7) no dia 14 de agosto de 2013. Em 20 de outubro do mesmo ano, saiu a versão Beta para Android. Cheio de funções interessantes, o mensageiro é similar ao WhatsApp.

Após o anúncio da venda do WhatsApp para o Facebook, o número de downloads do programa aumentou vertiginosamente, ganhando cinco milhões de novos usuários no último domingo (23), chegando a oito milhões nos dois dias que se seguiram.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES