Sete mensagens que ninguém aguenta receber no WhatsApp

Lista reúne possíveis soluções para mensagens incômodas no mensageiro; confira

Sete mensagens que ninguém aguenta receber no WhatsApp | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Receber mensagens incômodas no WhatsApp é uma situação que pode acontecer com todo mundo. Felizmente, o app para Android e iPhone (iOS) reúne uma série de funções que podem solucionar problemas comuns na plataforma — como a cobrança de resposta e áudios muito longos de amigos, por exemplo. Nas linhas a seguir, confira sete tipos de mensagens que quase ninguém aguenta receber no WhatsApp, e saiba como se livrar delas para não esquentar a cabeça com o app.

Receber mensagens incômodas no WhatsApp é uma situação que pode acontecer com todo mundo - Foto: Pixabay

1. Fake news

É comum espalharem notícias falsas no WhatsApp, então o mensageiro vem trabalhando em uma série de esforços para conter as chamadas "fake news". O compartilhamento deste tipo de conteúdo, além de ser bastante incômodo, desrespeita os termos e condições de uso do aplicativo de mensagens. Desse modo, quem costuma encaminhar fake news no WhatsApp pode ter sua conta banida definitivamente.

Para evitar a disseminação do conteúdo enganoso, é possível denunciar as mensagens falsas recebidas pelo WhatsApp. Para isso, acesse as configurações do app e toque em “Ajuda”. Em seguida, acesse o “Fale conosco”, descreva o problema e, por fim, envie capturas de tela para o mensageiro analisar.

2. Áudio longo

Áudios muito longos podem ser um problema para quem não gosta de passar muitos minutos ouvindo mensagens de voz. Felizmente, no início deste ano, o WhatsApp liberou um recurso que permite aumentar a velocidade dos áudios. Agora, é possível escutá-los na metade do tempo original.

Para usar a função, basta "dar play" em um áudio e tocar sobre o ícone “1x” que aparece durante a reprodução. Um único toque sobre o botão é capaz de aumentar a velocidade da mensagem de voz em 1,5 vezes, enquanto dois cliques aumentam em duas vezes (2x).

3. Spam

O spam, além de ser um conteúdo bastante incômodo para quem recebe, desrespeita as diretrizes do WhatsApp. Por isso, a solução para quem costuma receber esse tipo de conteúdo é bloquear o remetente das mensagens. O passo a passo é bastante similar tanto no Android quanto no iPhone. Para bloquear um contato, você deve abrir a conversa e tocar sobre o nome do usuário. Em seguida, deslizar a tela e tocar em “Bloquear”. Na tela seguinte, basta confirmar a ação.

 4. Grupos indesejados

Ser adicionado a grupos que você não deseja participar pode ser bastante desagradável. Felizmente, há um recurso disponível no WhatsApp que pode ajudar nesse caso. Com a função de privacidade, é possível evitar que amigos ou desconhecidos te adicionem em chats coletivos sem a sua aprovação prévia.

Para ativá-la, o passo a passo é bem simples: vá até as configurações do WhatsApp e toque sobre “Conta”. Em seguida, selecione “Privacidade” e, depois, “Grupos”. Na sequência, em “Quem pode me adicionar aos grupos”, você deve selecionar uma das opções disponíveis. É possível permitir que qualquer um te acrescente nos chats, além de bloquear a função para todos ou para contatos específicos. Para a última opção, selecione “Meus contatos, exceto...” e marque todos os amigos que não poderão mais te adicionar aos grupos.

5. Receber muitas fotos e selfies

É possível que você tenha um amigo ou amiga que adora enviar muitas fotos, selfies e vídeos pelo WhatsApp. No entanto, encher a memória do seu celular a todo momento com novas mídias pode ser bastante incômodo. Nesse caso, uma solução possível é desativar o download automático de fotos e vídeos no mensageiro.

Para ativá-la, acesse as configurações do WhatsApp e toque sobre “Armazenamento e dados”. Em seguida, em “Download automático de mídia”, selecione o ícone “Ao utilizar o Wi-Fi” e desmarque as opções “Fotos” e “Vídeos”. Depois, em “Ao utilizar dados móveis”, repita o procedimento. A partir de então, toda vez que você receber novas mídias no celular, você precisará fazer o download delas manualmente.

6. Receber mensagens em horários importunos

Outra questão que também pode aborrecer usuários é receber mensagens em horários "inconvenientes" — como na hora do trabalho ou durante uma noite de sono, por exemplo. Nesse caso, uma opção para escapar dos alertas do mensageiro é configurar o modo “Não perturbe” no celular. Com o recurso, é possível silenciar os avisos do WhatsApp durante um horário específico.

Outra solução possível é silenciar determinados contatos do WhatsApp, evitando receber os alertas. Para isso, toque e pressione sobre o nome do contato ou grupo no app de mensagens e, depois, selecione o ícone de alto-falante que aparecerá no lado direito do menu superior. Na sequência, basta definir o período de tempo desejado para silenciar as notificações, que pode ser oito horas, uma semana ou para sempre.

7. Ser "cobrado" resposta de outras pessoas

Algo que pode incomodar bastante usuários do WhatsApp é ter resposta cobrada. Pensando nisso, evitar que contatos vejam a última vez que você ficou online no mensageiro ou ainda quando visualizou as mensagens pode ser uma solução interessante para isso. A opção também garante uma camada a mais de privacidade, já que não expõe seus hábitos no app.

Ao acessar as configurações do aplicativo, é possível desativar os recursos. Para isso, vá até os ajustes do mensageiro, toque em "Conta" e, em seguida, selecione "Privacidade". Depois, desmarque a chave ao lado da opção "Confirmação de leitura". Já para desativar o "Visto por último", toque sobre a aba e, logo em seguida, selecione a opção "Ninguém".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES