Sites do governo britânico são atacados em defesa de Assange

Grupo hacker derruba páginas como parte de sua “Operação Assange Livre”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Justiça do Reino Unido confirmou nesta terça-feira (21/8) que está tendo problemas com a disponibilidade de seu site, e não tem prazo definido para resolver a questão. A página foi retirada do ar pelo Anonymous, como parte "Operação Assange Livre", afirmou o grupo na segunda-feira (20/8), por meio do Twitter.

Os hackers exigem liberdade para o fundador do Wikileaks, Julian Assange, que teve asilo político concedido pelo Equador na semana passada. A polícia britânica declarou que vai prender Assange se ele sair da embaixada do Equador, em Londres, onde ele se refugia desde junho, e o extraditará à Suécia, onde ele é procurado por investigações sobre suposta má conduta sexual.

As medidas tomadas para manter o site funcionando avisam que alguns visitantes podem ficar intermitentemente incapazes de acessar o site, de acordo com um comunicado oficial.

Outras páginas do governo, incluindo a do Departamento de Trabalho e Pensões, do Ministério do Interior e do Primeiro-Ministro, também têm sido alvos, de acordo com declarações do Anonymous via Twitter. Mas aparentemente eles não foram tão atingidos.

O Equador disse que garantiu asilo político a Assange porque teme que ele seja processado e extraditado da Suécia para os EUA, por acusações relacionadas a informações publicadas no WikiLeaks.

Na segunda-feira (20/8), Assange fez sua primeira aparição pública desde que se refugiou na embaixada do Equador, em Londres, em junho. Falando da sacada do prédio, o fundador do Wikileaks pediu aos governos, em especial o dos Estados Unidos, para parar com a perseguição a denunciantes políticos.

Dois dos vazamentos mais amplamente relatados pelo WikiLeaks envolvem cabos diplomáticos dos EUA e um vídeo que mostra um helicóptero dos Estados Unidos atirando contra o Iraque (o chamado "Assassinato Colateral"). Um soldado do Exército dos Estados Unidos, Bradley Manning, é acusado de vazar os documentos e está aguardando julgamento militar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES