Smartphones da LG e Samsung misturam celulares e tablets; foto

As fabricantes disfarçadamente não definem a categoria a qual pertencem esses aparelhos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando o iPad foi lançado, lá em 2010, o apelido que ganhou na época foi ?iPhone de Itu? (cidade paulista conhecida pelos objetos grandes). Talvez a expressão possa ser reavivada agora para falar de uma nova geração de dispositivos híbridos, menores que o iPad. Esses ?smartphones de Itu?, que misturam características de celular e tablet, foram um dos destaques do evento Mobile World Congress, em Barcelona.

As fabricantes disfarçadamente não definem a categoria a qual pertencem esses aparelhos. O marketing da Samsung até questiona: ?Telefone? Tablet? É o Galaxy Note!? Esses aparelhos têm telas sensíveis ao toque com cerca de 5 polegadas (a título de comparação, o iPhone 4S tem 3,5 polegadas e o iPad, 9,7).

O primeiro a ser lançado foi o Samsung Galaxy Note, de 5,3 polegadas, já vendido nos Estados Unidos ? o lançamento na Europa está previsto para abril. No estande da empresa no Mobile World Congress, ele não estava junto aos displays de smartphones, mas sim dos tablets.

De fato, é difícil imaginar levar um dispositivo desse tamanho à orelha (olha o mico) para fazer uma ligação. Ao ser segurado com apenas uma mão (que no caso da repórter, é pequena), o polegar nem alcança o primeiro ícone da barra inferior. Então, convenhamos: se não dá para usar com uma mão só, não é smartphone: é tablet.

O dispositivo da Samsung é ótimo justamente para acessar a internet; vem ainda com uma caneta especial (S Pen) para que você escreva e solte a criatividade desenhando no aplicativo S Note.

LG

Exatamente com cinco polegadas, o LG Optimus Vu, segundo a companhia, é um ?smartphone com as facilidades de um tablet?. Bem como o concorrente Galaxy Note, usa processador dual core e também pode ser usado com uma caneta especial. Pois é, ?quanta? diferença.

O aplicativo de notas do LG é o Notebook, que também fica posicionado na barra inferior de acesso rápido. Ah, e a câmera, como no da Samsung, tem 8 megapixels. Ambos usam Android Gingerbread. E por aí vai a incrível semelhança.

Como tablets e smartphones são dispositivos (bem) caros no Brasil, investir em um aparelho híbrido desses não é má ideia. Nos Estados Unidos, o Galaxy Note é vendido por cerca de US$ 629; a LG ainda não divulgou o preço do Vu, que chegará ao mercado em meados do segundo trimestre.

Em tempo: se comprar um dispositivo desses e quiser fazer uma ligação mais discretamente, existem dispositivos com ou sem fio que deixam livres as mãos do usuário dos tablets. Ou smartphones, como queira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES