SMS completa 20 anos desde o primeiro envio hoje; saiba a história

Opções gratuitas de mensagens que oferecem os chamados telefones inteligentes contribuem para a primeira queda no número de mensagens de texto

Mensagens de texto são enviadas rotineiramente por usuários de celular | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira se completam 20 anos do envio da primeira mensagem de texto para um telefone celular (SMS, da sigla Short Message Service). Em 1992, um funcionário de 22 anos de uma empresa de telefonia britânica chamado Neil Papworth usou o computador para enviar a mensagem "Feliz Natal" para o celular Orbitel de um colega.

Desde então, diz a BBC, foram enviados bilhões e bilhões de mensagens de texto, mas há indícios de que, em algumas partes do mundo, a popularidade de mensagens móveis pode ter atingido seu pico.

Opções gratuitas de mensagens que oferecem os chamados telefones inteligentes contribuem para a primeira queda no número de mensagens de texto enviadas em alguns países, incluindo os Estados Unidos e Reino Unido.

No Brasil, segundo a 10ª edição do estudo Mavam sobre serviços para dispositivos móveis, divulgado em 2012. No último trimestre de 2011, o crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior foi de 69%, com o aumento da média de mensagens enviadas de 48 para 81 por usuário.

O balanço final rendeu lucro de R$ 964 milhões para as operadoras locais brasileiras. Cerca de 44% pessoas disseram que pagam ou que pagariam por lembretes, 43% por SMSs automáticas para um e-mail e 43% por serviços na nuvem.

O estudo revelou ainda o grau de importância dado às mensagens SMS. Para 39% dos usuários corporativos, o SMS é o serviço de comunicação mais confiável para se trocar com colegas de trabalho, enquanto 40% deles acreditam que este é o meio ideal para conversar sobre problemas no trabalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES