Startup fabrica sorvete vegano feito com algoritmos

O produto inicialmente estará à venda apenas em supermercados em São Paulo no sabor chocolate

Sorvete | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está chegando às lojas do País o Not IceCream, um sorvete vegano criado por meio de inteligência artificial: o algoritmo é responsável por escolher a receita perfeita do produto, inserindo proteína de ervilha no lugar do leite. Trata-se do segundo produto da startup chilena NotCo, que lançou no País em abril uma maionese que leva grão de bico no lugar do ovo. A notícia está no site Terra.

O produto inicialmente estará à venda apenas em supermercados em São Paulo no sabor chocolate. O sorvete não contém glúten, transgênico ou ovo.

Segundo a empresa, o sorvete não dá a sensação de que está faltando algo. "Se ninguém disser que é feito a partir de ervilha e outros ingredientes vegetais, o consumidor não nota", afirma Luiz Augusto Silva, presidente da NotCo no Brasil. A startup tem como objetivo recriar alimentos de origem animal apenas com ingredientes vegetais.

A NotCo afirma que em breve lançará outros sabores do sorvete, como baunilha e morango. A empresa também pretende oferecer o produto em outras capitais brasileiras.

A startup levou três anos para desenvolver o sistema de inteligência artificial que escolhe a combinação dos ingredientes. A NotCo chama seu "algoritmo chef de cozinha" de Giuseppe. Ele usa dados nutricionais e sensoriais, além da composição molecular, sobre milhares de plantas e animais para chegar a uma fórmula ideal da receita.

Um dos investidores da NotCo é o fundador da Amazon, Jeff Bezos: seu fundo de investimentos pessoal, o Bezos Expeditions, participou da última rodada de aportes da startup, em US$ 30 milhões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES